Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Fevereiro de 2007 às 09:25

    Imprimir


Um grupo de 150 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores da Agricultura (MTA), estão em caminhada na BR-364. Eles saíram da região da Serra de São Vicente com destino a Cuiabá. Segundo informações dos próprios manifestantes, o objetivo é a chegada do grupo a sede do Institito Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para protestarem pela saída do atual superintendente, Leonel Wolfhart.

Há informações de que o grupo continuará a caminhada até às 11 horas e sua chegada a Cuiabá, pode durar até três dias. Dirigentes do MTA ainda garantiram que o protesto não vai resultar na interdição da rodovia. "Vamos pela estrada, mas com o opoio da PRF, que vai cuidar do tráfego e da pista" - disse um dos líderes. A assessoria da Polícia Rodoviária Federal informou que o trânsito é lento por onde passam os manifestantes.

Há anos os trabalhadores rurais acampados na Serra de São Vicente aguardam pela liberação de áreas. Por várias vezes eles já bloquearam a BR-364 em protesto contra o que consideravam como lentidão nos processos de assentamento. Leonel Wolfhart vem alegando, por sua vez, falta de recursos. O Incra em Mato Grosso estaria trabalhando com pouca verba.

No ano passado, o Incra prometeu, em um acordo com os acampados, dar prioridade ao trabalho topográfico em seis áreas de interesse do movimento, sendo três na região Médio Norte e outras três no Sul do estado.

Os acampados reclamam também da falta de condições higiênicas devido à contaminação do lençol freático do único poço que abastece todo o acampamento. Por causa disso, inúmeros casos de doenças surgiram. “Tá dando virose a gente não sabe o que é. Com esse clima, as bactérias contaminam a água” - disse Sueli Coutinho, uma das acampadas. O acampamento tem mais de 280 crianças entre recém nascidos e em idade escolar, das quais, conforme Raildo, são as mais afetadas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239907/visualizar/