Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 24 de Fevereiro de 2007 às 16:15

    Imprimir


Com o objetivo de informar, prevenir e defender o consumidor das peculiaridades do comércio de medicamentos, bem como promover pesquisas de campo periódicas e controlar publicidades dispostas em farmácias e drogarias de Mato Grosso, o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária lança, na próxima terça-feira (27.02), o Projeto Anvisa.

Na programação estão previstas as apresentações das ações do Projeto em todo o Estado, da função da Anvisa e sobre os medicamentos genéricos. Para tal, foram convidados o secretário Executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos, Luís Milton Veloso Costa, a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária Maria Ilca Moitinho, e o gerente de Monitoramento de Mercado, Bruno César Almeida de Abreu.

Os Conselhos Regionais, Sindicatos e Departamento das Faculdades de Enfermagem, Farmácia e Medicina também irão participar do lançamento, além de membros do Governo do Estado e do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon).

O lançamento do Projeto Anvisa acontecerá ás 15h, no auditório da sede Estadual do Procon, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Edifício Eldorado Executive Center, nº 917, Bairro Araés (ao lado da Polícia Federal).

O QUE É O PROJETO ANVISA – O Projeto Anvisa é um convênio firmado entre o Fundecon-MT e a Anvisa. Nesta parceria, cabe a Anvisa, aprovar os procedimentos técnicos e operacionais para o Plano de Trabalho, disponibilizar recursos financeiros necessários e acompanhar e fiscalizar a execução do Plano de Trabalho.

Já o Fundecon-MT irá executar o Plano de Trabalho a fim de cumprir o objetivo proposto, além de aplicar os recursos recebidos, documentando todas atividades e prestando conta dos gastos.

Ao final de 12 meses de visitas aos municípios, entrevistas aos donos dos estabelecimentos comerciais e palestras educativas nas escolas, todos os dados coletados serão documentados em um banco de dados, mapeando e catalogando o fornecimento de medicamentos genéricos no Estado de Mato Grosso.

Serão produzidos, ainda, relatórios sobre a disponibilidade dos medicamentos genéricos e as práticas de vendas adotadas pelas farmácias e drogarias do Estado para facilitar a fiscalização da Anvisa.

O Projeto Anvisa espera não só combater o falso discurso de que os medicamentos genéricos não são eficazes, como através das palestras e fiscalizações oferecer um mercado de medicamentos cada vez mais seguro aos consumidores de Mato Grosso.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240157/visualizar/