Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 15:47

    Imprimir


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Jurandir de Lima, participou no início da noite de hoje (22/2) da solenidade de inauguração da reforma do Fórum da Comarca de Cáceres (a 225 km a Oeste de Cuiabá) e da ampliação do prédio dos Juizados Especiais do município. O evento, aberto ao público, contou com a presença de magistrados, políticos e moradores locais.

“É uma alegria muito grande retornar a Cáceres trazendo esses benefícios no final da minha gestão. Sinto-me honrado em abraçar os servidores locais e tenho certeza de que na próxima semana irei entregar o Poder Judiciário ao Desembargador Paulo Lessa consciente de que meu dever foi cumprido. Cáceres é uma prova de que deixamos nossa contribuição, pois agora todos os juízes têm o conforto que os magistrados merecem. Isso com certeza refletirá na melhoria da prestação jurisdicional”, afirma José Jurandir.

As obras na sede contemplam a construção de dois novos gabinetes. Dois dos oito magistrados que atuam na Comarca até então trabalhavam em ambiente improvisado. O plenário do Tribunal do Júri, com capacidade para 170 pessoas, também foi totalmente reformado para proporcionar mais conforto e segurança àqueles que participam das sessões. De acordo com o juiz Diretor do Fórum, Adauto dos Santos Reis, o assoalho era uma das partes mais danificadas.

“As instalações físicas precisam se adaptar ao tamanho da Comarca. Os dois confortáveis gabinetes vão resultar em melhor produtividade dos magistrados. Além disso, a estrutura do nosso Tribunal do Júri estava comprometida e, para que haja avanço na prestação jurisdicional, é preciso instrumentalizar o Fórum”, assinala Reis. O prédio dos Juizados Especiais, localizado nas imediações do Fórum, também foi ampliado para melhor atender à população.

Para o prefeito de Cáceres, Ricardo Luiz Henry, o investimento do Poder Judiciário é importante e mostra que o município está crescendo. Ele diz que a melhoria trará benefícios não apenas aos moradores, mas principalmente aos servidores do Fórum. “Quero agradecer ao presidente do Tribunal, Desembargador José Jurandir de Lima, e ao juiz Adauto dos Santos Reis pelas ações que o Judiciário vem desenvolvendo em nosso município”, destaca.

Ainda durante a solenidade, agentes comunitários do projeto Justiça Comunitária da Comarca local receberam o certificado de conclusão do I Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania.

A Comarca de Cáceres pertence à Terceira Entrância e possui cerca de 19,5 mil processos, conforme dados da Corregedoria Geral da Justiça (dezembro/2006). Ela jurisdiciona também o município de Curvelândia e os Distritos de Caramujo, Bezerro Branco e Horizonte D’Oeste. A cidade tem uma população estimada em 89.054 habitantes (IBGE/2005), sendo que 55.270 são eleitores (TRE/2005).

Galeria – José Jurandir inaugurou ainda a Galeria de Ex-Diretores do Fórum de Cáceres, localizada na sala do Tribunal do Júri. O espaço mostra os magistrados que já jurisdicionaram na Comarca e, por enquanto, homenageia os seguintes magistrados: Des. Donato Fortunato Ojeda e Des. Orlando de Almeida Perri; e os juízes Gerson Ferreira Paes, José Geraldo da Rocha Barros Palmeira, Adilson Polegato de Freitas, Clarice Claudino da Silva, José Mauro Bianchini Fernandes, Selma Rosane Santos Arruda, Marcemila Mello Reis, Valdir de Almeida Muchagata e Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Célio Silva; o juiz auxiliar da Presidência José Mauro Bianchini Fernandes (Substituto de 2º Grau de Jurisdição); os juízes Geraldo Fidelis Neto, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, Christiane da Costa Marques Neves Silva, Elza Yara Ribeiro Sales Sansão, Jorge Alexandre Martins Ferreira, Emerson Luis Pereira Cajango, Hugo José Freitas da Silva e Patrícia Ceni; o promotor de Justiça Samuel Frungilo; a defensora pública Simone Campos da Silva; o presidente da 3ª Subsecção da OAB/MT, Paulo César Ferreira da Cunha, entre outros.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240330/visualizar/