Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 29 de Março de 2013 às 15:53

    Imprimir


Trezentos alunos indígenas são atendidos em Mato Grosso com as atividades do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante (EMIEP) pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). As atividades agregam conhecimento da base nacional comum, a tecnológica e os conhecimentos tradicionais de cada povo atendido. 

São beneficiadas com as atividades povos Arara, Ikpeng, Xavante, Terena, Rikbktsa, Malamalali e Pareci. No total, dez escolas indígenas ofertam o EMIEP com aulas dos cursos de Agroecologia (com carga horária total de 3.720 horas) e Meio Ambiente (3.320 horas) em uma proposição inovadora no Estado. As aulas são ministradas por professores indígenas e a base técnica por profissionais como agrônomos, biólogos, dentre outros. As aulas vão até 2014. 

“Os cursos preveem a formação profissional, mas têm como princípio a sustentabilidade econômica e ambiental de cada aldeia. Não se trata de uma competição para o mercado de trabalho. Atendemos a uma solicitação que partiu das comunidades”, explica o coordenador do EMIEP indígena, Sebastião Silva. 

Mediante orientação da Coordenadoria de Educação Indígena da Seduc, cada unidade escolar foi à responsável pela proposição do planejamento para a implantação do EMIEP. Todo o processo de discussão para a instalação dos cursos contou também com a ampla participação do Conselho Estadual Indígena e da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc. 

“As comunidades tinham o anseio quanto a promoção dessas atividades. Percebíamos que muitos alunos terminavam o ensino fundamental e ficavam em uma situação de vulnerabilidade social”, pontua o presidente do Conselho Estadual Indígena, Filadélfo Oliveira Neto. 

Cada escola indígena oferta apenas uma modalidade de curso técnico, mas a metodologia de trabalho aplicada segue a um único padrão. Na prática, as ações são disponibilizadas em etapas ‘de tempo e comunidade’ e ‘tempo e escola’, o que possibilita a aplicabilidade dos conhecimentos após o processo de ensino aprendizagem junto às comunidades. 

FORMAÇÃO - Para o mês de maio de 2013, a Secretaria de Educação de Mato Grosso, em parceria como Ministério da Educação (MEC), possuem uma agenda prevista para cursos de formação continuada destinada ao atendimento dos profissionais e indígenas e não indígenas que atuam no EMIEP. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24196/visualizar/