Ponto faz franqueado faturar 15% mais do que outras lojas da rede
A escolha do ponto comercial foi fundamental para o franqueado da rede de assessórios femininos MyGloss Ricardo Feferbaum, 35, ter um desempenho acima dos demais empreendedores da rede.
A loja dele fatura cerca de R$ 85 mil por mês, 15% a mais do que a média da rede (R$ 75 mil).
O ponto comercial foi instalado em um shopping de médio fluxo na capital paulista, o que rendeu ao franqueado um aluguel mais barato em relação aos shoppings mais movimentados.
Segundo a advogada especialista em franquias Thais Kurita, o custo de ocupação de um ponto não pode ultrapassar 15% do faturamento estimado do franqueado.
Antes de abrir a loja, Feferbaum conversou com lojistas e descobriu que mesmo com o público em menor número, as pessoas que frequentavam o shopping tinham alto poder aquisitivo e dificilmente iam embora sem comprar nada.
Quatro meses depois de inaugurar a unidade, o empreendedor já recuperou 15% do investimento. Até o final de 2013, Feferbaum pretende ter de volta todo o dinheiro que aplicou no negócio, enquanto o "pay back" (prazo de retorno do investimento) estipulado pela franqueadora é de dois anos.
"Temos muito potencial de crescimento. A loja é nova e ainda estamos acertando a equipe. Já percebo que alguns clientes voltam outras vezes e as compras não são só por impulso", afirma.
QUANTO CUSTA CADA FRANQUIA
MyGloss (rede de assessórios femininos) | Investimento inicial a partir de R$ 275 mil, com faturamento médio mensal de R$ 75 mil. |
Evolute (franquia de cursos profissionalizantes) | Investimento inicial entre R$ 36 mil e R$ 95 mil, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil. |
D"pil (rede especializada em fotodepilação) | Investimento inicial a partir de R$ 105 mil, com faturamento médio mensal de R$ 24 mil. |
Cartão de fidelidade
Já a franqueada da rede de fotodepilação D"pil em Criciúma (SC) Quênia Fontanella, 35, aposta em cartões de fidelidade para atrair o público.
Segundo a empreendedora, 80% dos novos clientes vêm de indicações daqueles que já frequentam a unidade.
O cartão de fidelidade é, na verdade, uma cartela que é carimbada cada vez que o cliente faz uma sessão de depilação (ou outro procedimento). Ao somar cinco carimbos, a sessão seguinte é gratuita.
Quando o cliente indica um amigo, ele também ganha um carimbo na cartela. "O resultado tem sido positivo. Mas, não adianta só chamar o cliente. É preciso ter um bom atendimento para fazê-lo ficar e confiar na empresa", declara.
Empreendedor investe no marketing local
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Ricardo Leme, franqueado da rede Evolute
Franqueado de destaque na rede de cursos profissionalizantes Evolute, Ricardo Leme, 40, investiu no marketing local para atrair clientes. Um ano e quatro meses após inaugurar a unidade em Carapicuíba (SP), ele já fatura R$ 53 mil por mês.
Além do marketing geral que a matriz faz, como anúncios na mídia, o empreendedor investe em ações de divulgação nas escolas locais e em parceria com empresas, principalmente do comércio.
"Ofereço condições privilegiadas para funcionários de uma empresa fazerem um curso conosco. Não fico restrito apenas às ações da franqueadora, também faço complementos e testo algumas estratégias", diz Leme.
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