Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Março de 2013 às 11:54

    Imprimir


O bilionário Eike Batista anunciou nesta quinta-feira (28) um acordo para vender mais 24,5% de sua empresa de energia elétrica, MPX, para a alemã E.ON, numa operação de cerca de R$ 1,5 bilhão e que prevê ainda uma oferta pública primária de R$ 1,2 bilhão para aumento de capital da companhia.

O empresário já havia anunciado na semana passada que estava em "negociações avançadas" para vender uma nova fatia de sua empresa de energia. A alemã E.ON (que já possuia 11,7% da empresa brasileira) fica agora com uma fatia de 36,1% da empresa brasileira.

Eike havia afirmado também que não vai deixar o controle da companhia. 

As duas empresas esperam concluir a primeira etapa da transação até o fim de abril deste ano, após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A segunda etapa, que consiste no aumento de capital, deverá acontecer nos meses seguintes.

A MPX possui, atualmente, cinco usinas em operação que somam 1.082 MW de capacidade instalada e estima alcançar 2.838 MW até o fim de 2013.

Parceria entre MPX e E.ON

A MPX Energia, controlada pelo empresário Eike Batista, e a alemã E.ON anunciaram a formação de uma joint venture em 11 de janeiro de 2012. Na época, o empresário disse que pretendia criar a maior empresa privada de energia do país, para projetos térmicos e renováveis no Brasil e no Chile

A parceria foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 14 de março do ano passado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24297/visualizar/