Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 09:34

    Imprimir


Corpo de Bombeiros registra aumento no número de animais silvestres capturados na zona urbana da capital. Uma situação que assusta, mas que é bastante comum nesta época do ano.

Nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros recebe diversas chamadas para capturar animais. Uma sucuri foi encontrada próximo ao Parque Mãe Bonifácia. No sábado, um jacare foi capturado no terreno de uma casa no bairro Renascer em Cuaibá. A população teve dificuldades para chamar os responsáveis pela captura.

A tenente Tarciana Nogueira, do Corpo de Bombeiros, afirma que o órgão deve ser acionado e que as pessoas não devem tentar pegar o animal. "Não ficar atordoando, mexendo, estressando o animal. Deixe ele quieto até a gente chegar e capturar esse animal", recomenda a tenente.

Segundo a bióloga Christines Strüssan, da UFMT, a maioria desses animais não oferece perigo. "A maior parte deles é totalmente inofensiva. Nós trabalhamos há vários anos em Cuiabá e é difícil ver na área urbana uma serpente venenosa, peçonhenta. Então, o que a gente encontra são várias espécies de serpentes, de jacarés, de lagartos e de anfíbios que não são peçonhentos, não são venenosos, não oferecem perigo. Estão simplesmente em busca de espaço", afirma a bióloga. Os animais são levados para o zoológico da UFMT, onde permanecem em observação. Alguns ficam no local, outros são soltos na natureza.

Ainda de acordo com a bióloga, no período de chuva é comum a movimentação dos animais. "É uma época de abundância de alimentos para eles, estão procurando isso e estão procurando também parceiros para reprodução. Conseqüentemente, os bichos andam mais e as pessoas acabam tendo mais contato com esses animais", disse.

O telefone do Corpo de Bombeiros para a captura de animais é 193.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243794/visualizar/