Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 07:44

    Imprimir


Saúde do Estado reforça equipe de Gestão do Hospital Regional de Rondonópolis O Secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro, designou hoje (05/02) a ida de uma equipe técnica de administradores hospitalares para o município de Rondonópolis com o objetivo de dar suporte e auxilio administrativo ao Hospital Regional. O secretário, ao tomar essa providencia, disse que “o Hospital Regional passou por crise de gestão e distorção de sua missão. Essa equipe tem a incumbência de dar suporte administrativo, agilizar o funcionamento, verificar jornada de trabalho, checar estoques de insumos e medicamentos e normalizar as cirurgias eletivas”.

Augustinho Moro explicou que os três administradores hospitalares do SUS, que compõem a equipe de gestão da Secretaria, terão ainda que verificar as distorções ocorridas naquele estabelecimento, uma vez que as informações chegam difusas e truncadas à Gestão Central, além de reforçar a equipe administrativa que lá se encontra.

“O Estado já entrou em entendimento com o município de Rondonópolis, que é gestor pleno no Sistema Único de Saúde, sobre a distribuição de competências. No acordo ficou estabelecido que o Hospital Regional irá atender aos casos de cirurgia geral de urgência e emergência e também aos casos de cirurgia em traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia vascular e oftalmologia. E o município atenderá sua demanda espontânea no Pronto Atendimento, que é a porta aberta para que a população tenha acesso ao atendimento nos casos de baixa complexidade. O município também está em processo de pactuação de referencia em serviços com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade e com o Hospital São José.

A equipe verificará ainda as demandas que se utilizam de equipamentos de alta tecnologia. “A região Sul passa por um processo de realinhamento de competências e reorganização da rede do Sistema Único de Saúde. Essa reorganização já está na sua fase final, porém, o atendimento no Hospital Regional não sofre descontinuidade de suas ações. O mesmo acontece com as unidades municipais de Saúde. Os serviços estão funcionando e essa equipe de gestão está indo para a região com a missão de somar e de agilizar todos os processos e serviços que envolvem o Sistema Único de Saúde”, disse Moro.

Quanto às cirurgias eletivas o secretário explicou que a equipe deverá restabelecer a normatização dos serviços, uma vez que elas são realizadas em ritmo mais lento. “O que queremos é dar mais agilidade a realização dessas cirurgias. O Estado já pactuou com o município de Rondonópolis a realização de várias cirurgias/mês, de responsabilidade do Estado, num processo de cooperação mútua com a finalidade de redução de fila. Na pactuação caberá ao Estado a realização de 30 cirurgias gerais/mês, no município de Rondonópolis, e mais nove para atender aos demais municípios da região Sul”, informou Moro.

As demais cirurgias ficam assim distribuídas: cirurgia de Otorrinolaringologia: 16/mês com Rondonópolis e 10/mês com região Sul. Cirurgia Pediátrica: 16/mês com Rondonópolis e 5/mês com região Sul. Cirurgia Vascular: 9/mês com Rondonópolis e 5/mês com região Sul. Cirurgia Ortopédica: 12/mês com Rondonópolis e 8/mês com região Sul. Cirurgia plástica: 5/mês com Rondonópolis.

Já no caso das cirurgias de oftalmologia o Ministério da Saúde lançou projeto de realização dessas cirurgias. O Estado entrou com projeto, que foi aprovado, aguardando somente a abertura do orçamento estadual para aquisição de lentes e outros materiais para realização dos procedimentos. O município de Rondonópolis também apresentou projeto que está no aguardo de recebimento de recursos, significando que em breve os procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos serão sanados.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que várias ações já estão acontecendo na melhoria do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. A meta do Governo do Estado, de interiorização, já é uma realidade. O Estado vem aumentando o número de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a descentralização dos serviços já permite que funcionem, tanto no próprio município de Rondonópolis como na região Norte, a exemplo de Sinop e Sorriso, somando um total de 229 leitos que servem a todo o Estado e que têm a administração da Central de Regulação.

“Especificamente no município de Rondonópolis”, garante o secretário, “o Estado mantém vários convênios na manutenção de serviços de auxílios em equipamentos além de ser referência em Terapia Renal Substitutiva e na Oncologia. Os municípios que compõem a região Sul também têm o auxilio do Estado em convênios, em serviços de atenção psicossocial, de reabilitação, investe no Programa de Microrregionalização, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Pacis), do Programa Saúde da Família, do Programa Saúde Bucal e, agora, da total atenção à funcionabilidade do Hospital Regional, acreditando que a Saúde Pública da região Sul está no caminho certo”.

Outra medida adotada pelo secretário Augustinho Moro foi o envio de equipes técnicas, de administração hospitalar e de Vigilâncias (Ambiental, Sanitária, e Epidemiológica), além da área de Saúde Básica, para a verificação in loco e promoção de um inquérito de saúde no município de Barra do Garças e região. “Recentemente o Ministério Público do Estado apontou crise no sistema SUS da região do Araguaia e estamos empenhados em buscar soluções, junto com os municípios, e resolve-la, sempre deixando claro que o SUS é de competência dos três entes federados. O Estado vem cumprindo o que prega a Constituição na aplicação do seu orçamento e acreditamos que os municípios também devam seguir a risca a o que determina a Constituição. Os municípios atuam nos serviços da ponta. Uma quebra de obrigação pode por em risco a saúde da população. O Estado orienta e monitora os municípios, porém, o desenvolvimento das ações é da competência de cada um no cumprimento das Leis, regras e legislação do Sistema Único de Saúde”, disse o secretário.





Fonte: Folhabnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243847/visualizar/