Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Fevereiro de 2007 às 22:31

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza, na Escola de Saúde Pública (ESP), em Cuiabá, a segunda fase do Projeto de Humanização da Saúde, em Mato Grosso, compreendendo a oferta desse serviço para as unidades descentralizadas da Ses. A primeira unidade a ser contemplada com o projeto é o Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho.

O diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Borges, disse que a execução do projeto é uma determinação do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro. No próximo dia 8 de fevereiro será instalada, em Mato Grosso, a Câmara Técnica de Humanização, que irá estabelecer as políticas públicas do Projeto de Humanização da Saúde de Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo próprio diretor da escola numa reunião que aconteceu no dia 1º de Fevereiro, na Escola de Saúde Pública.

A médica do Programa Saúde da Família e secretária municipal de Saúde do município de Novo Mato Grosso, Eliana Maria Siqueira de Carvalho, que foi designada Apoiadora do Programa de Humanização da Saúde para MT, ressaltou que as políticas públicas de Humanização, para o Estado, não vão ser impostas de cima para baixo.

“O papel da Câmara Técnica de Humanização, a ser instalada no dia 8 de janeiro, será o de debater o assunto em reuniões com os servidores da Saúde para que todos, em conjunto, possam verificar o que será melhor para o trabalhador da Saúde e para o usuário do Sistema. Já tentamos o modelo autoritário e vimos que não deu certo.”, explicou.

A consultora de Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (MS), médica Maria Esther de Albuquerque Vilela, que participou da reunião de 1º de fevereiro, afirmou que a Humanização da Saúde, em Mato Grosso, é um projeto que está em construção e, uma vez implantado, ficará em permanente estado de atualização. “O Ministério da Saúde define duas presenças importantes na construção da Humanização na Saúde de Mato Grosso: a participação ativa do gestor da Saúde e do servidor da Saúde. Nesse ponto o apoio que o secretário Augustinho Moro tem dado ao projeto é digno de elogios”,

“Quanto à parte do servidor da Saúde”, completou a psicanalista Beth Mori, que também representou o MS na reunião do dia 1º, “ainda precisa se conscientizar de sua importância no processo e assumir o seu papel pró-ativo no questionamento de suas tarefas. Precisa se perguntar: é assim mesmo que esse serviço deve ser feito ou existe um outro método de realizar a ação que melhore a eficiência do resultado?”

Durante o ano de 2006 o Projeto de Humanização foi discutido em varias ocasiões e vários progressos foram alcançados em direção ao estabelecimento dessas políticas públicas. Atualmente grupos que trabalham com preceitos de Humanização estão atuando nos hospitais credenciados do Sistema Único de Saúde (Sus) como o Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital Júlio Muller, Hospital Municipal e Pronto Socorro de Várzea Grande e o Hospital Geral Universitário (HGU)” disse Fabiano.

“O projeto passa, agora, a ser estruturado para aplicação nas unidades descentralizadas da Saúde: Centro Estadual de Referencia em Media e Alta Complexidade (Cermac), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), MT Laboratório, MT Hemocentro, MT Laboratório, Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e Escritórios e Hospitais Regionais” informou o diretor.

De maio a dezembro de 2006 a médica do Programa Saúde da Família e secretária municipal de Saúde do município de Novo Mato Grosso, Eliana Maria Siqueira de Carvalho, e a psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde, Simone Eineck Alcântara, passaram por um curso de capacitação como Apoiadoras da Política Nacional de Humanização do Estado de Mato Grosso, e agora, em 2007, estão usando seus conhecimentos na organização da Câmara Técnica de Humanização de MT.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244464/visualizar/