Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 21:24

    Imprimir


Os policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) apreenderam 1.943,87 mil metros cúbicos de madeira, armazenados ilegalmente em uma madeireira localizada na Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho). A madeira apreendida foi avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão. Esse foi um dos resultados da operação "Cupim", desencadeada na último dia 19 pelos dois órgãos, na Grande Cuiabá.

A madeira estava cadastrada na Sema, porém não informava sua movimentação, que constava como zero, pelos números da Sema. "Não basta ter cadastro, os responsáveis têm que informar a movimentação de entrada e saída de madeira", observou a coordenadora de fiscalização florestal da Sema Maísa Valéria.

"O objetivo da operação "Cupim" é realizar o levantamento do estoque de produtos florestais nos pátios de estabelecimentos que comercializam ou armazenam esses produtos", explicou. Ela informou que a Lei Estadual 233, em seu artigo 26, obriga estes estabelecimentos a terem o cadastro de consumidor de produtos florestais junto à Sema e nos dois municípios; há apenas 55 estabelecimentos cadastrados.

De acordo com o delegado da Dema, Gianmarco Paccola Capoani, o estabelecimento não possuía a Guia Florestal, o que configura crime fiscal. Entre as espécies de madeira deste estoque, Gianmarco informa que estão; o Angelin, Jatobá, Cambará, Peroba, Itauba, Cedrinho, entre outras. Ele informou que foram abertos procedimentos administrativos e criminais e o trabalho de investigação continua. "Já ouvimos os dois contadores e a gerente da madeireira, que não conseguiram explicar a origem da madeira e apresentar a documentação exigida para o seu armazenamento", afirmou o delegado.

Maísa Valéria disse ainda que a madeireira foi embargada com apreensão e multa. Ela destacou que, desde o início da operação "Cupim", foram fiscalizadas nove madeireiras e, destas, apenas duas estavam em situação regular; as outras sete foram autuadas por alguma irregularidade na documentação.

"Até o momento, nós já apreendemos quase três mil metros cúbicos de madeira, com o recolhimento de R$ 1, 5 mil em multas.

A aprensão dos quase dois mil metros de madeira ocorreu última terça-feira (23), mas só foi divulgada somente no final desta sexta-feira.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245534/visualizar/