Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 14:33

    Imprimir


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Jurandir de Lima, o juiz de Direito do Juizado Volante de Meio Ambiente (Juvam), José Zuquim Nogueira; e o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, participaram hoje (26) manhã da inauguração do novo viveiro dos Gaviões Reais, no zoológico da UFMT.

Construído com recursos oriundos da conversão de penas alternativas aplicadas pelo Juvam, o viveiro abriga três animais (duas fêmeas e um macho). O gavião real é uma espécie em extinção. Ao todo, a estrutura possui 23 metros de comprimento, 12 de largura e 10 de altura.

´´A concretização de um sonho´´, definiu o gerente em exercício do zoológico, Itamar Assumpção, ao destacar a importância da construção do novo viveiro para os gaviões reais. ´´Nossa expectativa é de que voltem a reproduzir em cativeiro´´, completou. Os gaviões reais já reproduziram duas vezes (em 1992 e 1996), mas devido às condições precárias do espaço em que eram abrigados deixaram de reproduzir.

O reitor Paulo Speller considerou essa a primeira de uma série de parcerias que pretende firmar com o Poder Judiciário. O zoológico recebe animais capturados em o Estado. ´´O zoológico pertence à sociedade mato-grossense``, frisou Speller, considerando importante o apoio e as parcerias com o Judiciário, município e governo estadual.

O juiz José Zuquim também destacou o papel das parcerias em defesa da conservação e preservação do meio ambiente. Além do viveiro, segundo ele, 33 pessoas condenadas prestaram serviços comunitários no zoológico, no período de 2005 e 2006. Ele conclamou a sociedade a encampar novas parcerias com a universidade federal.

O procurador Paulo Prado afirmou que o Ministério Público estará junto com a UFMT, municípios e governo do Estado sempre que forem desenvolvidos projetos como esses. ´´O meio ambiente é um direito fundamental. Temos que estar juntos e inovar´´, declarou. Para ele, a UFMT é um grande laboratório de idéias de Mato Grosso.

Já o desembargado José Jurandir disse que essa foi a obra mais importante inaugurada na gestão dele na presidência do Tribunal de Justiça. Segundo ele, naquele momento estava sendo restituída uma parte do que é destruído pelo homem.

Aberto às parcerias, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, observou que a gestão ambiental passa pelo viés da educação ambiental.

A solenidade contou ainda com as presenças do comandante geral da Polícia Militar, Adaildon Evaristo de Moraes Costa, do secretário municipal de Meio Ambiente, Levi Pires, da desembargadora Shelma Lombardi, professores e funcionários do zoológico.

Turismo e pesquisa - O zoológico da UFMT, fundado em 23 de março de 1977, é o único do país implantado dentro de uma universidade. Com uma área de 11 hectares, abriga quase 600 animais de 75 espécies, que incluem répteis, aves e mamíferos dos três ecossistemas regionais: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A grande maioria das espécies presentes no zoológico está ameaçada de extinção. Abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural, muitos desses animais têm-se reproduzido em cativeiro, entre eles, a ariranha (Pteronura brasiliensis), anta (Tapirus terrestris), urubu rei (Sarchoramphus papa), macaco aranha (Ateles panicus), bugio (Alouata caraya), macaco barrigudo (Lagotrix lagotricha) e onça parda (Puma concolor).

Ponto turístico obrigatório de Cuiabá, o zoológico da UFMT recebe cerca de seis mil pessoas por mês. Mas, fundamentalmente, é um espaço que atende a pesquisadores da UFMT e de outras instituições.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245629/visualizar/