Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 09:01

    Imprimir


Durante muito tempo responsável exclusiva pelas exportações brasileiras de carne de frango, nos últimos anos a Região Sul vem perdendo espaço para outras Regiões. Mas permanece, imbatível, na liderança. Em 2006, por exemplo, respondeu por praticamente 80% das vendas externas de cortes que, por sua vez, foram o principal produto da pauta exportadora da Região. Isso, note-se, apesar da receita do produto ter recuado 13% no período.

Os cortes têm sido, igualmente, importante fator de captação de divisas para diversos Estados. Assim, em 2006, foram o primeiro produto exportado por Santa Catarina, o segundo pelo Distrito Federal e o quarto pelo Mato Grosso do Sul.

Aliás, a menção a estados do Centro-Oeste leva à constatação de que as quatro UFs da Região fecharam o ano com variação positiva tanto na receita como no volume de cortes exportados. E, fora da Região, apenas Minas Gerais conseguiu o mesmo resultado.

Em suma, os quatro principais estados exportadores de cortes de frango – pela ordem, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo – encerraram 2006 com redução na receita e no volume exportado.

A ressaltar, nos dados divulgados pela SECEX/MDIC, o surgimento do Estado do Tocantins (portanto, também da Região Norte) como exportador de cortes de frango – pouco mais de 25 toneladas, gerando cerca de US$26 mil. Consultada, a ASA (única grande empresa avícola do Estado) diz não ser dela essa exportação, pois seu abatedouro só iniciará atividades em abril. Quem é, então, o responsável? Ou será que há algum equívoco na informação oficial? A esclarecer. (fonte: Avisite)





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246841/visualizar/