Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 12:11

    Imprimir


No segmento de locadores de veículos e transporte alternativo, a principal solicitação é a fiscalização e a normatização da legislação, assim como na maior parte dos outros. Durante a reunião desta quarta-feira (17), além destas reclamações, os empresários também pediram novas regras para o pagamento do Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA). “Temos cerca de 20 empresas que atuam neste ramo em Cuiabá, com frota nova e profissionais qualificados, mas precisamos do apoio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) para solucionar alguns impasses que complicam o desenvolvimento de nossas empresas”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Alvani Manoel Laurindo.

O secretário de Desenvolvimento de Turismo, Pedro Nadaf, destaca que além da solicitação de infra-estrutura, há algumas decisões simples que podem melhorar o andamento de vários segmentos. “Muitos reclamam da clandestinidade e da ilegalidade que assola esses segmentos. Este é um problema que pode ser resolvido com fiscalização e conscientização”.

O empresário Rissão Shimada acrescenta que o valor elevado dos impostos também é uma dificuldade. Segundo ele, as taxas pagas em Mato Grosso são pelo menos duas vezes maior que as de outros Estados. “Isso nos prejudica muito”, diz Shimada. O grupo ficou de elencar por ordem de prioridade todas as dificuldades e encaminhar o documento para a Sedtur. Turismo Receptivo

Já na reunião entre os operadores do turismo receptivo no Estado de Mato Grosso, realizada na manhã desta quarta-feira (17.01), o grupo de empresários apontou três pontos principais onde a Sedtur deve atuar. “A prioridade é a infra-estrutura, certificação e normatização, divulgação e marketing. “Gostaríamos que fosse revitalizado o posto de fiscalização da Transpantaneira, com a presença da Polícia Militar e Florestal e o controle do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Agências de Turismo (Abav), Vicente Campos.

O grupo também solicitou um projeto da Estrada Parque Transpantaneira, criação e implantação de estruturas de visitação e controle em Barão de Melgaço, Cáceres, Porto Cercado e Porto Jofre, com construção de marinas e presença constante de fiscalização da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Além disso, de acordo com Campos, a lista de solicitação é grande, mas é preciso solucionar as dificuldades por etapa. “Também precisamos do apoio da Sedtur para solucionar o problema dos fundiários de Nobres, para acelerar os estudos das cavernas de Jaciara e Nobres para que possamos operá-las e para implantar a Polícia Florestal no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande”.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247606/visualizar/