Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 09:47

    Imprimir


Irregularidades cercam o caso do avião que está desaparecido desde domingo em Mato Grosso. O monomotor decolou do aeródromo de Tangará da Serra, pista que está interditada para pousos e decolagens. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está com a documentação irregular e impedida de voar.

O taxista Silvano Ferreira, que transportou o piloto Cléverson de Souza, disse que ele encheu o tanque do avião com álcool, combustível proibido para a aeronave. "Chegando lá, ele pediu para que eu o ajudasse a abastecer o avião e, terminando de abastecer, ele acertou comigo e disse que ia ficar lá pra aguardar o pessoal uma fazenda que mexe com reflorestamento em Barra do Bugres. Ele ia retornar pra Sinop, mas passaria por Barra do Bugres", informou o taxista.

Outra irregularidade apontada no vôo particular é que o avião decolou do aeródromo de Tangará da Serra, que está interditado desde dezembro de 2004. Segundo moradores da região, aeronaves pousam na pista com freqüência.

A autônoma Elisângela de Oliveira, que mora perto do aeródromo, disse que viu quando o avião monomotor pousou na pista por volta das 17h de sábado.

A administração pública admite que não há fiscalização por parte do município. "Nós não temos ainda condições, não temos ainda elementos e nem mesmo dotações orçamentárias para que nós mantenhamos um serviço que na realidade não existe", disse o secretário municipal de Planejamento Moacir Cópolla.

A prefeitura diz que fez todas as adequações exigidas pelo Departamento de Aviação Civil, entre elas a retirada da rede de energia e da plantação de eucaliptos que estavam muito próximos da pista. "Nós não sabemos ainda o porquê, na realidade, de tanto tempo para vir uma equipe do censo comandário regional ou mesmo da Agência acional de Aviação Civil para vir fazer uma vistoria e liberar nosso aeródromo", questionou o secretário.

Mas há ainda uma casa a poucos metros da pista e uma família vive no local.

"Dentro do que foi solicitado pela Secretaria de Infra-estrutura do Estado, não nos foi solicitado em nenhum momento que fosse removida aquela residência daquele local", justificou o secretário.

A moradora Cleonice Amâncio da Luz, auxiliar de serviços gerais, confirmou que há aviões pousando e decolando no aeródromo municipal.

O avião monomotor decolou de Tangará da Serra por volta das 9h de domingo. A aeronave deveria ter chegado a Sinop às 11h30, o que não ocorreu. A aeronáutica retoma as buscas agora de manhã. A Agência Nacional de Aviação Civil não soube informar de quem é a competência para fiscalizar os pousos e decolagens numa pista interditada.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247646/visualizar/