Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Janeiro de 2007 às 08:47

    Imprimir


A prefeitura de Cáceres, através da Defesa Civil de Mato Grosso, encaminhou ontem ao governo federal a notificação preliminar de desastre relacionada ao alagamento ocorrido na cidade na última segunda-feira, decorrente de 18 horas de chuva intensa e intermitente.

Inicialmente, a estimativa é que 1.965 pessoas estejam desalojadas, 226 desabrigadas e 32.600 afetadas. Além do desabamento de duas casas, outras três estão condenadas por terem sido parcialmente destruídas ou ficarem com as estruturas comprometidas em decorrência das águas.

Técnicos da Defesa Civil chegaram a Cáceres na manhã de ontem e permanecem no município fazendo a avaliação dos danos, que irá subsidiar o decreto de estado de emergência a ser assinado pelo prefeito Ricardo Henry. Após homologado pelos governo do Estado e da união, este decreto permitirá que o município receba recursos financeiros para a reconstrução das obras danificadas.

O alagamento foi ocasionado pelo transbordamento dos canais de drenagem que cortam a cidade (canais do Renato, Lavapés, Fontes e Sangradouro), e atingiu 16 bairros, incluindo parte do centro da cidade.

Cerca de 300 pessoas estão alojadas em escolas públicas. Na noite de ontem, a prefeitura esperava a ajuda emergencial do governo estadual, que estava enviando ao município 200 cestas básicas, 200 colchões e a mesma quantidade de cobertores. Uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis também foi iniciada, com pontos de arrecadação nos quartéis do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército e na TV Descalvados.

O sistema de abastecimento de água e energia da cidade foi parcialmente danificado. Mesmo não tendo na data da ocorrência a Comissão Municipal de Defesa Civil constituída, foi possível aglutinar as forças necessárias no rápido atendimento à população, feito pelos homens do Exército, Bombeiros e Polícia Militar, com o apoio de órgãos como a Sema e de voluntários. No final da tarde de ontem, Henry deu posse à Comissão Municipal de Defesa Civil, constituída por representantes de órgãos públicos e clubes de serviços, e que passa a coordenar os trabalhos a partir de agora.

No período de 24 horas de atendimento, o Corpo de Bombeiros de Cáceres registrou 725 solicitações de ajuda e fez 353 atendimentos. Já o Exército fez o atendimento de 200 famílias. "Mas os números são maiores”, informa a secretária de Ação Social do município, Andrea Carla Antunes Henry, “pois não temos como contabilizar as pessoas que deixaram suas casas e foram para a casa de amigos ou parentes". Ela informa que inicia hoje o cadastramento das famílias atingidas e a situação de cada uma delas, para que todas recebam a ajuda necessária.





Fonte: Folhabnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247975/visualizar/