Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 10:46

    Imprimir


Promover uma reengenharia na Polícia Militar que possibilite a redução dos índices da criminalidade em Cuiabá e levar os homens de volta às ruas. Essa é a meta do novo comandante- geral da PM, coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa. A solenidade de transmissão do comando realizada nesta quinta-feira, no Comando Geral da PM, contou com a presença do governador Blairo Maggi, do secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, secretários de Estado e autoridades civis e militares.

"Uma demonstração de força", disse o coronel Adaildon sobre o perfil do seu comando que terá destaque na área operacional. Essa declaração do comandante atende às orientações do governador Blairo Maggi no sentido de ter uma polícia temida pelos bandidos. Na sua fala durante a posse, Maggi disse que a segurança continuará sendo prioridade em seu governo e sobre as mudanças na PM, o governador disse tratar-se de uma "oxigenação", importante para a continuação das ações que já vinham sendo desenvolvidas. "É mais uma seqüência da política que damos quando chegamos à frente do governo, trocando para oxigenar e estimular esta área que é vital na Segurança Pública. Com o coronel Adaildon vamos aplicar a experiência e coordenação já demonstradas em outras funções por ele exercidas", ressaltou.

Com relação aos comandos regionais, o coronel Adaildon afirmou que também lá serão promovidas as trocas. “Dos atuais comandantes regionais apenas o coronel Vanini, que comanda a regional Leste, em Cáceres, permanece. Nos demais haverá troca para continuação da rotatividade”, disse. No comando geral assume como comandante geral-adjunto o coronel Antônio Benedito de Campos Filho, que respondia pelo Comando Regional Leste.

O ex-comandante, coronel Leovaldo Sales, em um discurso emocionado, destacou várias ações desenvolvidas pela instituição durante seus quase dois anos no comando da corporação, entre elas, o número recorde de promoções, 549; a atuação e implementação de programas de cunho social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende cerca de 86 mil crianças em todos os municípios do Estado. O coronel Sales lembrou, também, o acidente com o Águia Uno, que marcou a corporação, que soube superar a dor da perda de seus homens.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, falou do trabalho que vem desenvolvendo junto à corporação, desde o período em que, como parlamentar, participou ativamente das discussões em torno de questões fundamentais como estatuto da PM e salários.

Sobre a sua administração frente à Sejusp, Brito reafirmou o compromisso assumido junto ao Governador, de gerir a pasta com políticas que privilegiam a transversalidade das ações dentro do governo. “O momento político é o de estabelecer e firmar as parcerias em prosseguimento às políticas já definidas pelo governador Blairo Maggi”, ressaltou.

Após a solenidade de transmissão do comando, a tropa realizou um desfile militar com a presença de unidades como o Batalhão de Operações Especiais (BOpE), o Grupamento Aéreo de Mato Grosso e a participação dos 19 policiais militares e bombeiros que irão integrar a Força Nacional de Segurança (FNS).

Os policiais embarcam nesta sexta-feira para Brasília, divididos em dois grupos, às 11h e 15h. Em Brasília eles se reúnem a outros policiais e seguem para o Rio de Janeiro.

Atualmente, a Polícia Militar conta com oito comandos regionais, modelo de administração instituído desde a primeira gestão Maggi visando a descentralização dos trabalhos exercidos pela corporação, levando as ações mais próximas da população. Os comandos atuam em diferentes regiões do Estado – Sul (com base em Rondonópolis), Leste (Barra do Garças), Oeste (Cáceres), Norte (em Sinop), Médio-Norte (Tangará da Serra), Noroeste (Juína), Capital e Várzea Grande. O efetivo da PM, em todo o estado é de mais de 6.400 homens.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248954/visualizar/