Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 10:16

    Imprimir


Quarenta novas salas de aula. Esta era, segundo a Secretaria Municipal de Viação e Obras, a expectativa de fechamento para o setor educacional nos dois primeiros anos da gestão Murilo Domingos. Contudo, graças aos constantes investimentos do Executivo Municipal, a rede municipal de ensino foi contemplada com 52 novas classes. O secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra, lembra que, só em 2006, a Prefeitura destinou cerca de R$ 40 milhões (35%) da receita municipal na construção, reforma e ampliação de unidades de ensino, além da construção e cobertura de quadras esportivas de algumas escolas municipais.

Contudo, para que haja uma completa requalificação da educação no município, a Prefeitura não mediu esforços para capacitar os profissionais da área e, tão pouco, em possibilitar aos 26 mil estudantes oportunidades de plena aprendizagem além dos bancos escolares. Aos docentes, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC/VG) ministrou diversos encontros no último ano. Estes tinham por objetivo permitir a troca de experiências entre as unidades e repassar metodologias que viessem ao encontro da real situação vivida pelos professores em sala de aula.

Mas os recursos também foram utilizados para a continuidade de projetos pedagógicos que obtiveram excelentes resultados em 2005. O “Wirandê – O protagonismo juvenil” e a II Olimpíada Inclusiva mobilizaram, respectivamente, ano passado, 200 alunos de 5ª a 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e mais de 900 estudantes portadores de necessidades especiais. O “Tenho certeza que esses projetos contribuirão para que nossos alunos adquiram e desenvolvam inteligência e intelectualidade para que se destaquem, futuramente, na sociedade. É isso que esta administração quer: cidadãos conscientes e com poder de mudança e transformação”, completa Elismar Bezerra.

Mas a transformação de atitude não ocorreu apenas aos integrantes do “Wirandê” ou atletas das olimpíadas. O “Arte e Cidadania”, já em sua primeira edição, mostrou a 1,6 mil crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino que a arte pode modificar a realidade e criar novas perspectivas. Iniciado em março, o projeto foi aplicado em 20 escolas municipais. Graças à iniciativa do poder público municipal, aulas de teatro, dança, música e artes visuais foram ofertadas gratuitamente. Além das técnicas próprias de cada arte, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem a história da arte e seus principais nomes.

Para este ano, os investimentos no setor continuam. De acordo com Elismar Bezerra, reformas e adequações dos prédios escolares serão prioridades. A partir deste mês, as benfeitorias começarão a serem feitas pela Secretaria de Viação e Obras do município. Os projetos pedagógicos continuam e outros que visam pela qualidade da educação irão compor o quadro de atividades no decorrer do ano letivo.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248964/visualizar/