Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Janeiro de 2007 às 09:50

    Imprimir


Todo o ano a história se repete. A estação das águas se inicia e a Região do Vale do Arinos fica à mercê da boa vontade de produtores rurais, sindicatos madeireiros e pecuaristas em colaborarem com as Prefeituras da região, para que se consiga restaurar os pontos críticos nas estradas estaduais, até hoje sem asfalto.

"As estradas municipais de Juara, apesar das chuvas intensas, estão sendo recuperadas ou socorridas pela Prefeitura Municipal de Juara", disse o secretário de Infra-estrutura João candido, mas muitas estradas estão intransitáveis como por exemplo a estrada que liga o Rio dos Peixes a Fazenda do Sr Adison Melhorança entre outras, causando o isolamento da zona Rural que não tem acesso ao centro da cidade.

A Rádio Tucunaré ouviu outras pessoas em que pese, a queixa é grande tanto com relação as estradas munipais como as estaduais.

Nessa semana há uma equipe na região de Catuaí, outra equipe no distrito de águas claras, o assentamento Bonsucesso está recebendo restauração uma ponte e a divisa de Juara com município de Novo Horizonte do Norte, há aproximadamente 30 km, na Comunidade do Verdão uma ponte está sendo refeita.

A estrada que liga Juara a comunidade de Paranorte teve uma ponte caída, onde um caminhão acabou acidentado, mas a SINFRA de Juara já reconstruiu e a passagem está liberada.

De acordo com as informações e do Secretário de infra-estrutura de Juara, o Sr. João Cândido, a estrada MT-338, mais conhecida como "A estrada da baiana" que liga Porto dos gaúchos a BR-163 está muito ruim até Itanhangá porém,o tráfego é possível.

Outra estrada estadual que também recebeu restaurações em seus pontos críticos foi a estrada MT-220, que liga a cidade de Porto dos gaúchos a Sinop.

A estrada MT-425 que liga Juara ao município de Tabaporã, de acordo com as informações do Secretário, a Prefeitura de Juara realizou nessa semana os reparos necessários e devido a fortes chuvas, o aterro realizado acabou por causar um grande atoleiro impedindo a passagem de carga pesada, mas "nesta segunda-feira o problema deverá estar resolvido, pois o proprietário rural e prefeitura de Juara executarão os reparos", disse ele.

O Secretário afirmou que nessa semana uma outra estrada estadual que liga Juara a cidade de Juína, a MT -325 recebeu um aterro ou uma lombada, num ponto crítico para evitar atoleiros e que um dos caminhões do frigorífico acabou por ficar preso nele, uma vez que as chuvas não permitiram a compactação do aterro e no prazo máximo de 3h foi possível retirar o caminhão com ajuda da secretaria de infra-estrutura que imediatamente mobilizou sua equipe.

João Cândido informou a Rádio Tucunaré, que esses reparos estão sendo possíveis graças a parceria dos produtores rurais, pecuaristas e prefeitura de Juara, pois o Governo do Estado repassou em Dezembro 20.000 l de óleo diesel e nada mais. Ele encerrou sua entrevista à Rádio Tucunaré, com a seguinte frase: "O governo do estado não se sensibiliza com os problemas do Vale do Arinos".

A falta de planejamento e projetos que resolvam definitivamente as estruturas das estradas municipais e estaduais levam, impreterivelmente ao mesmo problema ano a ano.

Se a Região do Vale do Arinos prospera "aos trancos e barrancos" é mérito do povo que aqui se instalou, apesar do alto preço social que é pago.

A falta de estradas leva a população a exclusão social e economica e tal fato deve ser revisto pelas Prefeituras e pelo Governo Estadual e Federal.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249968/visualizar/