Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Janeiro de 2007 às 19:16

    Imprimir


Sinop registrou um avanço significativo desde o primeiro mandato da atual administração do prefeito Nilson Leitão. Dentre os diversos setores da Prefeitura que tiveram essa marca imposta, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sino (SAAES) pode ser considerado como um dos que mais evoluiram ao longo desses seis anos de mandato.

A transformação em Autarquia, em dezembro de 2005, permitiu ao serviço uma administração independente, porém paralela, ao comando de Leitão. Tal autonomia resultou, consequentemente, em vários investimentos como capacitação de pessoal e, principalmente, a execução de obras, serviços e uma significativa parcela de residências abastecidas com água tratada e de qualidade.

O diretor do SAAES, Hildebrando França, traçou um paralelo e esclareceu que o que antes era tido como precariedade, hoje já atinge uma margem de 95% das residências com água tratada passando na porta. “É claro que isso não significa que 95% da população estejam utilizando nossos serviços, porém vamos continuar fazendo a nossa parte até atingir os 100%. Quando a pessoa se conscientizar da importância que a água tratada tem para a sua saúde, é só solicitar que estaremos prontos para atender”.

De acordo com França, a popularização do serviço e a proximidade com a população permitiram, em 2005, um incremento na receita de R$110 mil oriundos de parcelamento de débitos, ou seja, benefícios concedidos a 685 famílias que possuíam faturas em atraso e não queriam a interrupção no fornecimento de água. “Esse incremento de receita serviu para incrementarmos também as obras”, justificou.

Ainda de acordo com França, a popularização também proporcionou mais de 2,5 mil novas ligações, bem como outras 3,35 mil religações. “Esses números registrados até o mês de novembro de 2005, principalmente as regilações, provam que estamos cada vez mais próximos da população”, explana ao revelar que no mesmo período, em 2006, foram registrados outras 1,1 mil novas ligações e 5,9 religações efetuadas.

Baseando-se em números, o diretor do SAAES apresenta um quadro evolutivo desde 2000 revelando índices de crescimento e avanço indispensáveis para a administração pública de uma Cidade que cresce cerca de 10% ao ano. Em relação às ligações domiciliares, o salto foi de pouco mais 4 mil para mais de 22 mil. Isso se resume em sair de 18 mil para 110 mil pessoas beneficiadas, ou seja, um salto de mais de 500%.

No histórico de avanços também está a perfuração de poços artesianos, redes adutoras e ligações domiciliares de loteamentos antigos e novos. Dentre os vários exemplos citados pelo diretor estão o Bairro Alto da Glória que, em duas etapas teve 492 residências abastecidas na primeira etapa. Mais tarde, numa segunda etapa, outras 485 residências com água tratada e de qualidade na porta.

Na relação de obras executadas em 2006, entram, ainda, os jardins das Violetas, Oliveiras, Novo Estado e Santa Rita que tiveram sua segunda etapa de residências abastecidas. Ao todo, foram mais de 700 residências contempladas com água tratada.

Ainda no tocante à bairros beneficiados, constam o Maria Carolina, Menino Jesus, Alto da Glória e Boa Esperança. “Com esses bairros o SAAES chegou à 3 mil novos usuários”, esclareceu o diretor lembrando as redes adutores efetuadas no Jardim Maringá I e II, Jardim Paraíso e outros bairros adjacentes que compõem o sistema de abastecimento do Boa Esperança. Todos são bairros que estavam sofrendo com o estrangulamento do sistema, ou por excesso de usuário ou por serem ponta de rede.

Olhando adiante, França demonstra insatisfação e revela que sua maior frustração é o município não ter conseguido os recursos necessários para iniciar as obras de esgoto e saneamento básico. “Já estávamos nos estruturando para podermos trabalhar o esgoto em Sinop. Nos antecipamos porque sabíamos que nosso projeto tinha sido classificado em primeiro lugar pelo Ministério das Cidades, mas infelizmente a demora na aprovação da Lei, nos autorizando a contrair empréstimo junto ao BNDES, nos deixou sem a fatia do bolo”, desabafou.

Mesmo sem o SAAES poder executar as obras de esgoto o diretor revelou que 2007 será um ano de muito trabalho para a Autarquia. No cronograma de atividades estão programadas as padronizações de todas as áreas institucionais e várias outras ações que visam beneficiar e informar a população. Em sua ótica, a água tratada é um produto que como qualquer outro precisa ser vendido com qualidade.

Na expectativa, a liberação de um projeto de R$2 milhões junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que permitirá, através de licitações, iniciar ou terminar obras em vários bairros do Município. “Temos projetos para fazer ampliação de rede, perfurar mais poços, construir mais reservatórios e casas de tratamento químico, enfim, preparar Sinop para operar com tranqüilidade nos próximos 30 anos sem sofrer nenhum risco de colapso no abastecimento”, enfatizou.

O diretor do SAAES revela que muita coisa está programada para acontecer a partir de 08 de janeiro de 2007, data em que o Serviço deverá retomar as suas atividades normais. Além de processos licitatórios, o SAAES deverá realizar o seu primeiro concurso público. “Isso vai ficar marcado na história do Serviço de Água de Sinop”, adianta revelando a forte expectativa para que os recursos do esgoto de Sinop sejam liberados.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250370/visualizar/