Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Janeiro de 2007 às 15:21

    Imprimir


O Projeto Siminina, mantido pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), encerrou as atividades do ano de 2006 com 950 meninas participantes em 10 unidades de atendimento em diversos bairros da periferia da capital.

Neste último ano, o índice de aprovação escolar das meninas atendidas pelo Projeto chegou a 98,9%, índice inédito desde a criação do Siminina, em 1997.

Já em 2005, conforme estatística da coordenação do projeto, o índice de reprovação escolar no Siminina foi três vezes menor que a média geral dos alunos da rede pública de Cuiabá, mas inferior a 2006.

Enquanto nas escolas municipais 9% dos alunos matriculados nas séries do ensino fundamental (1ª a 8ª) foram reprovados, entre as meninas do projeto o índice de reprovação não passou de 3% em 2005.

O Siminina oferece, no horário oposto ao que a menina está matriculada na escola de ensino regular, atividades como apoio pedagógico na realização de tarefas escolares, palestras orientativas, aulas de teatro, dança, coral, flauta, atividades lúdicas e de lazer.

Em 2006 as "simininas" também puderam mostrar tudo o que aprenderam durante as aulas participando de eventos especiais como o desfile de aniversário da cidade de Cuiabá, tradicional festa de São Benedito, Projeto Prefeitura em Movimento e o 4º Festival Cultural Siminina. Foram 51 apresentações artísticas-culturais ao longo de todo o ano.

A equipe de coordenação e monitores do Projeto, composta por agentes sociais, professores e assistentes sociais também acompanhou casos de atenção especial como maus tratos, dificuldade no aprendizado, violência sexual, criança fora da escola e casos de crianças que necessitavam de suporte alimentar emergencial.

Em 2006, foram 48 casos dessas naturezas, ou seja, famílias de crianças e adolescentes inscritas no Siminina que precisaram da intervenção da Prefeitura para garantir o alimento na mesa enquanto elas eram assistidas pelo projeto.

Durante o 4º Festival Cultural Siminina, realizado em dezembro, também foi reativada a parceria com a empresa BrasilTelecom, que irá co-financiar as ações do Projeto durante o ano de 2007.

Ainda em dezembro, outra importante parceria foi firmada com a Petrobrás assegurando o repasse de R$220 mil para manutenção e realização das ações do Siminina em 2007.

PARA 2007

Como meta para 2007, diz o coordenador do projeto Sued Luz, é passar a atender 1.500 meninas, ampliando de 10 para 15 unidades o número de unidades, reformar quatro sedes, promover o 5º Festival Cultural Siminina e realizar capacitações continuadas com toda a equipe de monitores e orientadores.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250864/visualizar/