Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 03 de Janeiro de 2007 às 09:07

    Imprimir


Na última semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a criação do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), do governo federal. Como divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), “a medida se estende a produtores de milho, feijão, mandioca, arroz, soja e leite que tenham financiamentos de custeio nos grupos A/C, C, D ou E do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na safra 2006/2007”.

Segundo avaliações da Ocepar, essa medida é muito importante e vem atender um pleito das cooperativas brasileiras. De acordo com o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, a medida atende a maioria dos associados das cooperativas, pois cerca de 75% do quadro social é formado por pequenos agricultores. Costa destaca que a regulamentação do programa representa um avanço na política agrícola, salientando que a garantia de preços para os produtores rurais é uma das propostas que a Ocepar apresentou ao presidente Lula, por ocasião de sua visita ao Paraná em agosto de 2006.

Paraná - Como explica o MDA, o objetivo do programa é “assegurar, no mínimo, os custos de produção dos agricultores familiares”. Sobre o funcionamento do PGPAF, o ministro esclarece que “sempre que os preços de mercado, no momento da comercialização dos produtos e da amortização dos financiamentos, se situarem abaixo dos custos de produção, o programa irá compensar as perdas com a concessão de um bônus de valor igual a diferença entre o custo e o preço de mercado. Ainda segundo o ministério, “o Paraná é o segundo em termos de contratos e montante de recursos do Pronaf.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250964/visualizar/