Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Dezembro de 2006 às 06:28

    Imprimir


O governador Blairo Maggj inaugurou, no final da tarde desta sexta-feira (22.12), a Companhia de Polícia Militar Comunitária do bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. O evento contou com a participação de policiais militares, autoridades civis e dirigentes comunitários. A unidade policial está localizada em área própria da PM, na Avenida Mário Palmas, a principal do bairro, na altura da Comunidade e igreja Sant`Ana e custou R$ 150 mil ao Governo do Estado.

Segundo o capitão PM José Nildo, que deverá comandar a unidade policial em breve, a Companhia deverá atender 14 bairros da região do Ribeirão do Lipa que possui uma população de aproximadamente 21 mil habitantes. Ainda de acordo com o capitão, a Companhia terá um efetivo de 35 a 40 policiais, equipados com dois veículos policiais e quatro bicicletas.

Na opinião do presidente da Associação dos Moradores do Ribeirão do Lipa, Jonail da Costa, a instalação da Companhia “é a realização de um sonho de mais de 20 anos. Ela vai ajudar a melhorar a auto-estima dos moradores, valorizar os imóveis e reduzir a criminalidade”, salientou o dirigente comunitário.

Na mesma linha, Luis Donato da Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Boa Vista ressaltou que “a presença da PM na região vai trazer mais tranqüilidade e paz”, frisou.

O coronel Leovaldo Sales destacou a importância do representante comunitário como apoio para a realização de uma segurança pública efetiva. Ele destacou que esta é a 12ª Companhia de Polícia Comunitária em Cuiabá e a 23ª no Estado de Mato Grosso.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de bairro (Femab), Valter Arruda, a obra significa o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e as comunidades.

O deputado Carlos Brito, autor da emenda que destinou o recurso para a construção da unidade policial, disse que o movimento comunitário ganha com a companhia e, ao mesmo tempo, o Governo atende “a uma parte de Cuiabá que durante anos ficou no esquecimento”, observou.

Em seu pronunciamento, Blairo Maggi destacou que a orientação de Governo ao secretário Célio Wilson de Oliveira é para que ele use e equipe a Polícia Militar de Mato Grosso. “Mas, o Estado tem seus limites. O melhor que nós podemos fazer nós estamos fazendo, mas cada um deve fazer a sua parte também, porque Segurança Pública é responsabilidade do Estado, mas do cidadão também”, afirmou.

Para o governador, se não houver uma cumplicidade e interação entre os moradores dos bairros atendidos com a PM a instalação da unidade policial não vai adiantar nada. “Se não houver essa interação da comunidade vir para dentro da corporação vai ser inócuo”, observou.

No desenlace da fita simbólica e durante toda a solenidade, Maggi fez questão de estar ao lado do mais antigo morador do bairro Ribeirão do Lipa, o senhor Leandro, que elogiou a instalação da companhia policial. Finalizando, o governador desejou um bom trabalho aos policiais que prestarão serviço na unidade e fez um apelo para que “deixem essa região em condições de segurança”.

Quadra poliesportiva – Atendendo a uma reivindicação do presidente da Associação de Moradores do Ribeirão do Lipa, Jonail da Costa, que apresentou durante sua fala, o governador se comprometeu a conversar com o prefeito Wilson Santos e se ele ceder o terreno localizado ao lado da Companhia, o Governo do Estado construirá uma quadra poliesportiva no local. Segundo ele, a quadra não servirá apenas para a prática de esporte como alternativa de lazer para os jovens, mas atenderá também a reuniões, festas, sendo de múltiplo uso.

Entre os presentes estavam, ainda, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes Oliveira, o comandante geral da PM, coronel Leovaldo Emanuel Sales e o presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Boa Vista, Luis Nonato da Silva, e moradores do bairro.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252538/visualizar/