Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 13:23

    Imprimir


Nos dois anos de funcionamento, o Disque-Servidor recebeu exatas 104.206 ligações Cinqüenta e duas mil, quinhentas e oitentas e seis ligações. Esse foi o total de ligações recebidas pelo Disque-Servidor no ano de 2006. O número excede em 966 ligações o total de atendimentos realizados no ano passado, quando foram recebidas 51.620 ligações. Nos dois anos de funcionamento, o Disque-Servidor recebeu exatas 104.206 ligações. O serviço veio para dar agilidade ao sistema de informações e protocolos da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

A média diária (total de ligações recebidas no mês, dividido pelo total de dias trabalhados) de 200 ligações indica a estabilidade conquistada pelo serviço quando o servidor procura alguma informação relacionada ao Governo. De acordo com a supervisora do Disque-Servidor, Rosita Magalhães de Arruda, a demanda por informações é norteada, na maioria das vezes, por decisões e declarações governamentais e pela cobertura dada pela imprensa.

“Quando o governo anunciou que faria o recadastramento dos pensionistas e aposentados, a procura por informações sobre esse tema em específico foi grande. Primeiro porque o número do Disque-Servidor (0800-647-36-33) já está veiculado ao Governo, e segundo por que a mídia deu destaque ao assunto”.

Outra observação feita pela supervisora é que não existe algo que defina o porquê do serviço ser mais acionado em determinada época. Um dos fatores que puderam ser constatados no aumento ou na diminuição de procura por informações, é mais uma vez as ações e obras do Governo. “Assim como no Protocolo, nós dependemos do que está acontecendo no governo. Se o Governo anunciar amanhã, por exemplo, que vai fazer o recadastramento dos pensionistas e aposentados, com certeza esse será o assunto que irá gerar mais procura por informações por parte da população”, explicou Rosita.

O servidor da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Florindo Carvalho dos Santos, de 68 anos, contou que, quando precisou se informar sobre o andamento de sua certidão de tempo de serviço, ligou para o Disque-Servidor. “Quando fiquei sabendo do serviço, liguei para me informar sobre minha certidão. O atendimento foi ágil, eu fui tratado muito bem, todas as perguntas que fiz foram prontamente respondidas e o melhor é que eu não precisei sair de casa para obter as informações que procurava”, completou.

Em 2006 e no ano passado, o mês de maio foi o que registrou a maior média diária de ligações recebidas. A média em 2006 foi de 267 ligações e, em 2005, de 279, enquanto em fevereiro deste ano foi o mês com menor média de ligações (150). Em janeiro de 2005 foram recebidas 2.805 ligações, resultando na menor média do ano: 134 ligações.

Este ano, só dois meses registraram um número de ligações recebidas superior a cinco mil. Os meses de março e maio foram os campeões em ligações recebidas: 5.439 e 5.238 mil respectivamente. Essas diferenças se devem ao fato de que em alguns meses, devido a feriados estaduais e nacionais, os servidores trabalham menos ou mais dias.

Os meses de 2006 que registraram menor demanda por informação foram junho e dezembro, quando o servidor público estadual preferencialmente tira férias e, portanto, a procura pelo serviço cai. No mês de junho foram registradas 3.974 ligações e, em dezembro, 2.063. Já no ano passado os meses com o menor número de atendimentos foram janeiro (2.805), fevereiro (3.255), dezembro (3.602) e novembro (3.827).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252893/visualizar/