Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Dezembro de 2006 às 16:38

    Imprimir


O Juiz Federal Charles Renauld Frazão de Moraes é o novo presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer). Ele e os demais integrantes da chapa "Ajufer - Consolidação e Trabalho", eleita para dirigir a entidade no biênio 2006/2008, tomaram posse nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Espaço de Eventos Porto Vittoria, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul (Sces), em Brasília/DF.

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pelo violinista Alírio Melo. Logo em seguida, a Juíza Federal Solange Salgado, que presidiu a Ajufer por duas gestões, entre os anos de 2001 e 2006, agradeceu aos associados pelo apoio recebido. Lembrou-se de desafios que foram superados em conjunto com o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, como a expansão dos Juizados Especiais Federais e a interiorização da Justiça Federal.

Solange também mencionou a atuação pela defesa dos interesses institucionais dos magistrados ao mesmo tempo em que o olhar da entidade esteve voltado para ações de ordem prática e social, traduzidas em apoio e incentivo a melhor e mais ágil prestação jurisdicional. Logo em seguida, a então Presidente assinou o termo que oficialmente deu posse ao novo presidente. Os 18 integrantes da chapa eleita ou seus representantes também assinaram a Ata de Posse, recebendo os cumprimentos dos presentes.

Em seu discurso, o Juiz Charles Renauld Frazão de Morares salientou que a diretoria empossada é composta por magistrados que carregam consigo forte ideologia transformadora. "São juízes altamente comprometidos tanto com os assuntos que nos dizem respeito como instituição, como com o conjunto de temas sociais que dizem respeito à sociedade em que vivemos", disse. Segundo o presidente, a gestão dele terá como meta o aprimoramento dos associados, bem como o incentivo e o engajamento dos juízes na discussão de causas sociais. Charles disse também que a diretoria vai trabalhar para a construção de uma relação saudável com os demais órgãos que compõem o judiciário nacional. "Tal relação será baseada na independência de pensamento e nas posições da Ajufer quanto aos temas mais relevantes da pauta jurídica", frisou. O novo presidente da Ajufer anunciou, ainda, que a entidade vai trabalhar pelo estabelecimento de linhas claras de comunicação com a imprensa nacional, de forma a repercutir positivamente as atuações do judiciário da Primeira Região.

Ex-presidentes - Charles Moraes homenageou, em seu discurso, os magistrados que presidiram a Ajufer em gestões anteriores. São eles: Antônio Souza Prudente (Fundador), Sidney Merhy Monteiro Peres (Juiz no Rio de Janeiro), Hamilton de Sá Dantas e Solange Salgado da Silva Ramos de Vasconcelos. Sobre a Juíza Solange, Charles ressaltou que o trabalho dela na presidência da Associação "estará marcado de forma indelével na história da Justiça Federal e especialmente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região".

Apoio nacional - O novo presidente da AJUFER também agradeceu o apoio que recebeu de juízes federais e estaduais de todo o País, na oportunidade em que seu nome foi apresentado para a sucessão na presidência da Associação.

Chapa única - Somente a chapa encabeçada pelo Juiz Federal Charles Moraes foi inscrita para concorrer à eleição da Ajufer, realizada entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, por meio de votação eletrônica no site da Ajufer. O consenso responsável pela definição de chapa única mostra a integração dos juízes que estão em sintonia com o trabalho e com as vitórias alcançadas pela Associação nos últimos anos.

Presenças - Entre outras autoridades, compareceram à posse da nova diretoria da Ajufer os Desembargadores Federais, Carlos Olavo (Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região); Jirair Aram Meguerian (Corregedor - Geral do TRF-1ª Região e Conselheiro do CNJ); o Juiz Federal e Conselheiro do CNMP Ricardo Mandarino; o Advogado -Geral da União Alvaro Pessoa; os Ministros do STJ Arnaldo Esteves de Lima e Castro Meira; o Presidente da AJUFE, Walter Nunes, o Ministro aposentado do STF, Aldir Passarinho; o Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, José Ribamar Cardoso, e o General Clóvis Burman, Presidente da Fundação Habitacional do Exército (FHE).

Composição da nova diretoria da Ajufer - Biênio 2006/2008

Presidente:

Charles Renaud Frazão de Moraes (MT)

1º Vice-Presidente:

Roberto Carvalho Veloso (MA)

2º Vice-Presidente:

Dirley da Cunha Júnior (BA)

Secretário-Geral:

Miguel Ângelo Lopes (MG) Diretor Financeiro e do Patrimônio:

Moacir Ferreira Ramos (DF)

Diretor Cultural, Social e de Benefícios:

Mark Yshida Brandão (GO)

Diretor de Eventos:

Durval Carneiro Neto (BA)

Diretora de Divulgaç&







Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253330/visualizar/