Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Dezembro de 2006 às 07:14

    Imprimir


As constantes chuvas que vem caindo na região Norte já começam a deixar os agricultores em alerta quanto a possíveis problemas que podem aparecer nesse período. Conforme os pesquisadores, o excesso de chuvas pode prejudicar a produtividade da soja, já que a oleaginosa precisa de luz em seu ciclo de desenvolvimento.

De acordo com o consultor Agmar Lima, o tempo nublado, que faz o ambiente ficar com falta de luminosidade, afeta principalmente os grãos que estão se formando. Além disso, outros 'contratempos' podem ser verificados. Em algumas lavouras de Nova Mutum, que este ano cultiva uma área de aproximadamente 290 mil hectares, já começam a ser encontradas lagartas, principalmente da espécie spdopteras. "O problema afeta boa parte da produção e os produtores já começam a prevenção, como fazer aplicação de inseticidas", declarou.

Outro problema para o sojicultor, é o surgimento da ferrugem asiática. Vários focos já foram constatados em áreas do município, ou seja, além da queda na área plantada, a produção pode ficar abaixo da estimada, 835.200 toneladas, devido às doenças e problemas ocasionados pelo clima. Somente nesta semana, conforme o instituto Climatempo, a probabilidade de chuvas em Nova Mutum deve chegar a 80%, e a precipitação chegar aos 35 milímetros.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253508/visualizar/