Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 19:52

    Imprimir


Os moradores dos municípios de Alta Floresta, Colíder, Paranaíta e Itaúba, ao norte de Mato Grosso, agora podem utilizar computadores gratuitamente por meio das unidades de inclusão digital que foram implantadas nos dias 14 e 15 de dezembro.

Equipadas com cinco computadores e um servidor, as unidades funcionarão a partir do início de janeiro, quando todos os cidadãos irão poder fazer pesquisas na internet, digitar trabalhos e conhecer alguns programas.

“Mesmo aquelas pessoas que não sabem manusear o computador terão a orientação de professores treinados especificamente para dar este apoio”, explicou o coordenador do projeto, César Vidotto.

Segundo ele, o Estado firma parcerias com os Municípios, fornecendo toda a estrutura física e de web, capacitação dos monitores, material didático e acompanhamento. Já os municípios viabilizam o local e se responsabilizam pelo acesso a internet, monitores e manutenção dos equipamentos.

“A inauguração desta unidade representa uma oportunidade para os jovens se prepararem melhor para o mercado de trabalho”, afirmou a prefeita do município de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Afonso.

Já o estudante Fernando Martins dos santos, de 14 anos, está ansioso para navegar na internet e conhecer pessoas pelo mundo. “Vou aproveitar que é tudo de graça e ser um dos primeiros a freqüentar as aulas”, disse empolgado o aluno do município de Colíder.

Para a implantação destas unidades foram utilizados recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis), que liberou mais de R$ 453,4 mil em junho desse ano, para a instalação de unidades de inclusão digital em mais de 20 municípios de Mato Grosso.

Atualmente, são 26 unidades de inclusão digital espalhadas pelo Estado, sendo que seis funcionam em Cuiabá, duas em Várzea Grande e 18 em municípios do interior. Todas juntas já realizaram mais 300 mil atendimentos, desde a implantação do projeto, em fevereiro de 2004.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253547/visualizar/