Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 08:50

    Imprimir


Os pequenos produtores rurais do assentamento Durcelina Fulador estão esperando com ansiedade os últimos dias de dezembro. Está previsto para que nos primeiros dias de janeiro, seja dado início a primeira colheita de flores tropicais do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Folhagens e Flores Tropicais, assentamento Durcelina Fulador. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

“As primeiras iniciativas criadas pela equipe técnica da Prefeitura foram conhecer os assentamentos, o ritmo de produção e criar estratégias de distribuição. Esse fator foi decisivo para escolher o assentamento Durcelina Fulador como local onde deveria ser implantado o projeto”, informou o secretário da pasta, José Aguiar Portela.

Para Zito Portela, o resultado não poderia ser melhor. O secretário relata que localizado a 38km da região central de Várzea Grande, o acesso ao assentamento já recebeu pavimentação 36km faltando apenas 2km de chão. “O local ainda dispõe de uma área de 3 hectares no centro do assentamento. Com o investimento de R$15 mil por hectare, diminuiríamos os custos de acordo com o aumento da área de plantação”, explicou.

Também foi identificado um alto benefício à população assentada. Segundo os dados, o projeto poderia ser realizado também pelas mulheres por não exigir grande força física. O secretário acrescentou que até as condições climáticas da região são favoráveis à atividade. “Sempre acreditamos que nesse local o projeto seria um sucesso. Aqui, o sol incide com muita força, deixando as flores e as folhagens com cores mais fortes, brilhantes e com maior resistência”.

Os associados criaram um regimento interno para organizar as ações de todos os participantes. Para 2007, os objetivos dos assentados já estão definidos: agregar valor aos produtos e viabilizar a exportação. Para isso, estratégias serão criadas para alcançar as metas planejadas.

Aureliano da Cunha Pinheiro, gestor do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Folhagens e Flores Tropicais no assentamento Durcelina Fulador, revelou mais planos para 2007. “Em janeiro, vamos começar a trabalhar com as mudas e abrir um ponto de comércio. As pessoas podem ter flores tropicais em suas casas ou apartamentos e, ainda, decorar os jardins de prédios, condomínios, chácaras e sítios”.

A colheita está sendo realizada a cada 15 dias. Onze espécies foram escolhidas para serem cultivadas, entre elas, as Heliconias psittacorum (wagneriana e rostrata), as Alpinia purpurata (rosa e vermelha), as Etilingera elatior (red torch) e Etilingera elatior (procelain torch) vermelha e porcelana, conhecidas como Bastão do Imperador. O projeto também vai incorporar a plantação do Ananas lucidus, abacaxi usado em decoração e ornamentação.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253937/visualizar/