Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 16:49

    Imprimir


O governador de Mato Grosso Blairo Maggi vetou na noite de ontem , 14 de dezembro, o projeto de lei aprovado pelos deputados que reduzia o Parque Estadual Cristalino em mais de 27 mil hectares. No entanto, a área ainda não está a salvo: com apenas um terço dos votos, deputados ainda podem derrubar o veto de Maggi.

Em sua justificativa, Blairo Maggi salientou a inconsistência técnica e legal da proposta aprovada na Assembléia Legislativa. Em comunicado à imprensa, o governador enfatiza que o projeto “contraria o interesse público” e ainda “regulariza infrações ambientais, bem como esbulho possessório em terras públicas”.

A decisão do governador Maggi também valoriza os estudos técnicos feitos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente – que já havia proposto a unificação das duas áreas do parque em um único instrumento legal e com uma redução pouco significativa da área total – cerca de três mil hectares.

As mais de 30 entidades que assinam a Campanha SOS Cristalino, no entanto, estão preocupadas com a possibilidade de derrubada do veto do governador de Mato Grosso – o que pode acontecer a qualquer momento, pois a Assembléia Legislativa ainda não definiu a data de recesso parlamentar. Por isso a mobilização seguirá até que o parque esteja protegido – em apenas uma semana, cerca de 800 cartas foram enviadas ao governador e mais de 1,5 mil pessoas participaram do abaixo assinado (www.soscristalino.org.br).

A melhor saída para a conservação de uma das mais importantes áreas protegidas da Amazônia é a adoção da proposta elaborada pela Sema e a intensificação dos esforços do governo para efetivação do Parque Estadual Cristalino, com a conclusão do seu plano de manejo e implantação do Conselho Consultivo da unidade.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254021/visualizar/