Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 04:37

    Imprimir


Controle no abastecimento, economicidade e racionalização dos recursos. Estes são alguns dos objetivos que serão alcançados com a operacionalização do novo sistema de abastecimento de veículos oficiais do Estado de Mato Grosso, inicialmente pelo Posto de Abastecimento – CTF – Unidade CPA, inaugurado na manhã de hoje (13.12), pelo governador Blairo Maggi e pelo secretário de Administração Geraldo de Vitto Jr.

Durante a inauguração do Posto de Abastecimento, o governador Blairo Maggi determinou que o fornecimento de combustível por outros postos seja suspenso, pois os veículos da frota oficial de Cuiabá e Várzea Grande passarão a abastecer apenas no novo posto.

Os veículos locados pelo Estado continuarão abastecendo normalmente em outros postos, por meio do controle de cartão fornecido pela empresa vencedora do Registro de Preço.

Os veículos oficiais que ainda não tiveram o sistema CTF instalado também abastecerão no Posto do Estado de Mato Grosso, com o auxílio de um equipamento chamado Máster, que possibilitará a liberação do combustível. Essa forma de abastecimento será provisória, até que o restante dos kits com o chip do CTF chegue para a instalação. A partir de então, os veículos que ainda não tiveram o sistema instalado terão um prazo até o dia 31 de janeiro para se apresentarem no posto e realizar a instalação. Após esse prazo, se o sistema não for instalado, o veículo não abastecerá mais.

O secretário Geraldo de Vitto Jr ressaltou que a utilização do sistema CTF é uma experiência bem sucedida em outros estados e que desde 2004, Mato Grosso tenta concatenar este sistema. “Em um breve espaço de tempo iremos alcançar todo Mato Grosso e quiçá, controlar em 100% o sistema de abastecimento do Estado. Este é o primeiro passo para podermos economizar mais e podermos investir em outras áreas, e chegar na ponta, que é onde está o cidadão”, ressaltou.

De acordo com o governador Blairo Maggi, ser mais eficiente e mais justo com a sociedade, a partir desse sistema de controle de abastecimento, é o objetivo claro do Estado de Mato Grosso. “A partir de amanhã nenhum outro posto estará abastecendo carro oficial do Estado e todas as licenças para abastecimento fora daqui estarão cortadas. Nosso objetivo é o controle total de frota”, completou.

O governador recomendou também que os outros poderes auxiliares do estado, além do Executivo, também façam a adesão ao sistema do CTF, pois todos têm o dever de buscar o mesmo caminho, de economia e melhor gestão. “Esse processo é muito eficiente. Já conheço esse processo há muito tempo e ele dá total tranqüilidade para aqueles que fazem gestão. No privado faz muito isso e no público com certeza também vai ser possível nós acompanharmos o volume de carros que abastecem, se aquele abastecimento que nós temos direcionado é para o veículo correto, se ele é autorizado. Com isso o Estado busca ferramentas para uma melhor gestão, e nós esperamos poder ter mais economia com esse posto do CTF. A idéia inicial é de que teremos uma economia de 30%”, completou.

De acordo com De Vitto, a média de gasto do Estado hoje com combustível é de R$ 30 milhões, mas pode ocorrer uma flutuação conforme a frota cresce. “Com a instalação do CTF, nós vamos começar a ter um planejamento real do gasto com combustível. Antes era muito variável por que não tinha um controle. Anteriormente, o Estado tinha as requisições, que é um controle básico, que era o mínimo, que não significavam realmente uma eficiência do controle do gasto, e hoje nós buscamos isso”, esclareceu.

O secretário completou salientando o fato de que o CTF visa um pleno controle da frota, já que o sistema traz abastecimento por abastecimento, as médias, quantos litros foram abastecidos e quem é o condutor do veículo. “Quando se faz o cadastro no CTF, é obrigatório que a Secretaria ou o órgão informe quais são os condutores que esse veículo terá, por que se houver uma inconsistência, saberemos quem é o responsável por ela”.

Sobre a expansão do sistema de controle de frota, há a previsão de instalação de 12 postos de abastecimento interno, sendo este em Cuiabá e mais um em Várzea Grande, previsto para o início do ano, além de outros 10 em cidades pólo (Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, entre outras).

Para o gerente de vendas a consumidores de Cuiabá da BR Distribuidora, Jackson Motta, a expectativa com a inauguração do Posto de Abastecimento é muito grande. “Essa inauguração é a materialização de um projeto que teve início como processo licitatório. Queremos estreitar cada vez mais esta parceria. O Estado só tem a ganhar, pois terá um relatório com tecnologia, tudo automatizado, sem manuseio humano. Além da economicidade, o uso do CTF irá inserir o Estado de Mato Grosso no contexto da tecnologia”, salientou.

Conforme o gerente regional de vendas da CTF-Tecnologia de Transporte, Flávio Azan, este é o momento que realmente estará sendo transferido para o Estado de Mato Grosso todos os benefício que o CTF apresenta como: informação logística e estratégica, além da redução significativa dos custos. “O Estado não está só comprando bem, mas também estará gastando bem e com controle”, concluiu.





Fonte: Assessoria de Imprensa/SAD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254420/visualizar/