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Cidades/Geral
Quarta - 13 de Dezembro de 2006 às 16:54

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Pesquisa de preço e de formas facilitadas de pagamento e a exigência da nota fiscal são algumas das dicas divulgadas todo fim de ano pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Agora, antes de sair para as compras, o consumidor poderá consultar, também, o site do órgão para certificar quais os fornecedores que respeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e quais não respeitam.

Visitando o link “Reclamações Fundamentadas” no site www.setecs.mt.gov.br/procon os consumidores terão acesso ao ranking das empresas com o maior número de reclamações registradas e não atendidas no Procon-MT entre os meses de janeiro e agosto de 2006.

Diferentemente dos registros que já vinham sendo disponibilizados no site do Sistema nacional de Informação de Defesa do Consumidor - Sindec (www.mj.gov.br/dpdc/sindec), o cadastro de reclamações fundamentadas traz as demandas em que o Procon já concluiu seu atendimento e as informações sobre a conduta das empresas para resolução das reclamações, isto é, se elas foram resolvidas junto às empresas ou não. A divulgação de um cadastro é uma nova etapa do Sindec e um importante avanço porque vai ajudar o consumidor a conhecer quais fornecedores têm mais ou menos reclamações e principalmente de que forma a empresa age diante delas.

“Em épocas comerciais o Procon sempre orienta o consumidor a se prevenir, conhecendo seus direitos e exigindo seu cumprimento. Este ano estamos disponibilizando mais um meio para o consumidor se proteger dos fornecedores que estão lesando seus clientes”, informou Vanessa Rosin, Superintendente do Procon-MT. O site disponibiliza também todas as matérias jornalísticas com dicas e alertas aos consumidores para as compras de fim de ano.

Doze Procons em todo o país divulgaram simultaneamente seus cadastros estaduais de reclamações fundamentadas. Com 22 Estados conveniados, o Sindec hoje integra 17: Amapá, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Tocantins, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amazonas e Minas Gerais. O próximo Estado a operar será o Piauí. Recentemente, os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais deram início à inclusão de Procons municipais no Sistema.

Visite o site do Procon pelo endereço www.setecs.mt.gov.br/procon ou peça informações pelos telefones 151 ou 3322-9014. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual (Avenida do CPA, s/ nº, bairro Baú), das 12h às 18h, ou no posto de atendimento no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá), das 7h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira e das 7h30 ás 12h30 aos sábados.





Fonte: 24HorasNews

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