Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 16:35

    Imprimir


Gerar empregos, garantir a cidadania e aumentar a renda dos trabalhadores de Mato Grosso. Essas são algumas das metas dos projetos apresentados nesta segunda-feira (11.12) aos procuradores do Ministério Público do Trabalho pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.

De acordo com a procuradora-chefe Eliney Bezerra Veloso, as ações desenvolvidas pela Setecs vêm ao encontro das atividades realizadas pelo Ministério Público do Trabalho, que visam defender os interesses dos trabalhadores.

“Pudemos ver que vários projetos da Setecs têm o objetivo não só de inserir os trabalhadores no mercado de trabalho, mas também fazê-lo de modo formal, com carteira de trabalho assinada, por exemplo, para que eles tenham acesso a todos os seus direitos”, explicou a procuradora-chefe.

Foram apresentados os projetos de capacitação profissional, que oferecem cursos gratuitos de qualificação aos trabalhadores desempregados, bem como o Microcrédito, que facilita o acesso às linhas de crédito e o Procon, que garante os direitos e deveres na relação entre fornecedores e consumidores.

Além disso, o trabalho realizado pelo Sine, de intermediação de mão-de-obra entre empresas e trabalhadores também chamou a atenção dos procuradores. “Só este ano o Sine conseguiu colocar mais de vinte mil pessoas no mercado de trabalho, por meio da captação de vagas nas empresas e do cadastro de trabalhadores desempregados”, afirmou o procurador do Trabalho Eduardo Luís Angarten.

Segundo a secretária Terezinha Maggi, a média de aproveitamento das vagas ofertadas pelas empresas na região Centro-Oeste é inferior à 50% enquanto em Mato Grosso, cerca de 65% das vagas são preenchidas por trabalhadores encaminhados pelo Sine.

Ela ressaltou ainda a importância dos projetos estratégicos que visam a segurança alimentar, como o de produção, processamento e comercialização da mandioca, de bacia leiteira e de abatedouros de frangos. ”Nós valorizamos o potencial econômico de cada região de forma a dar condições para que a população possa garantir seu próprio sustento”, concluiu Terezinha.

Os projetos apresentados serão estudados pelo Ministério Público do Trabalho com o intuito de viabilizar um convênio ou uma parceria para auxiliar as ações relacionadas à área de atuação do órgão.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254908/visualizar/