Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 13:59

    Imprimir


Brasília, DF - O economista e ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot, esteve em Brasília nesta terça, (05/12), para ser condecorado com a medalha do Mérito Mauá, na categoria “Cruz de Mauá”. O mérito é concedido pelo Ministério dos Transportes a personalidades que tenham cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor, e que tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência do serviço de transportes.

A condecoração é uma homenagem ao Barão e Visconde de Mauá – patrono do Ministério dos Transportes e idealizador das indústrias naval e ferroviária brasileiras. Homem de confiança do governador Blairo Maggi, e reconhecido pelo sucesso na realização de projetos ousados, o economista é cotado para um cargo no Governo Federal. Mas afirma que, a convite de Maggi, pretende assumir a Secretaria de Educação de Mato Grosso.

Questionado se a honraria que recebeu é reconhecimento de sua atuação no Governo de Mato Grosso, Pagot afirmou acreditar que o reconhecimento se deva ao trabalho que vem sendo realizado em prol da infra-estrutura nacional, que começou no Grupo André Maggi, onde desenvolveu grandes projetos de hidrovias e logística de escoamento de produção. Deu como exemplo o projeto Hermasa, considerado um dos melhores projetos de portos para comboios de grande porte, e portos extremamente eficientes, disse.

O projeto Hermasa consiste no aproveitamento da via fluvial das calhas dos rios Madeira/Amazonas, na utilização de terminais e portos graneleiros com transbordo para navios, e uma frota fluvial composta de barcaças graneleiras, responsáveis pelo transporte de agrogranéis. “É um projeto de grande envergadura, que realmente veio revolucionar o setor de infra-estrutura em transportes. E traz grandes possibilidades para o desenvolvimento regional, porque aproveita os recursos hidrográficos da região amazônica”, destaca Pagot.

Além disso, ele fez referência à sua atuação frente à Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra), onde trabalhou na implantação de obras de qualidade a preços competitivos. “Fizemos mais de 2 mil Km de rodovias pelo custo médio de R$ 300 mil o Km. Isso é inédito no Brasil. E só foi possível pela determinação do governador Blairo Maggi, em parceria com os produtores do Estado, pelo trabalho eficiente das equipes de engenharia e pela colaboração dos empreiteiros, que se atrelaram ao projeto, e entenderam a necessidade de implantação de obras eficientes e de baixo custo”, relatou.

Luiz Antonio Pagot que assumirá em janeiro de 2007 a Secretaria de Estado de Educação, afirmou que os investimentos em educação terão prioridade zero no governo Blairo Maggi, nos próximos quatro anos. Ele disse que os investimentos não ficarão apenas restritos ao ensino médio, que já é de competência do Governo do Estado, mas que a educação superior, a pós-graduação e a pesquisa receberão atenção especial.

“Teremos um amplo programa de reforma de escolas, novos conselhos pedagógicos, e também investiremos fortemente em inclusão digital: a meta é que no ano de 2010 todas as escolas de Mato Grosso estejam informatizadas. Tem também a educação profissional, com o Ceprotec. Então eu acredito que tenha sido escolhido, porque este projeto para a educação é mais um grande projeto para Mato Grosso, e vai requerer a integração de várias Secretarias e de vários órgãos do Estado com a Secretaria de Educação, para que as metas sejam alcançadas”, finalizou Luiz Antônio Pagot.





Fonte: TGM Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256022/visualizar/