Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 06:06

    Imprimir


O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, lançou oficialmente nesta segunda-feira (04.12), durante o evento Mato Grosso Precioso, o catálogo de Gemas de Mato Grosso.

O secretário fez a entrega oficial do Catálogo para o presidente da Associação dos Joalheiros, indústria de jóias, empresários de pedras preciosas, relojoeiros e bijuterias do Estado de Mato Grosso (Ajomat), Ricardo Martins, superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Gulherme Barbosa Ribeiro, e para o diretor da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Marco Antonio Lorga.

O Catálogo, desenvolvido pela Sicme em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), tem como objetivo apresentar a tipologia e a localização das principais ocorrências de diamantes e gemas já identificadas no Estado, de modo a selecionar as áreas cujas unidades geológicas possam se tornar grandes produtores desses bens minerais.

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Gemas e Jóias em Cuiabá e Várzea Grande, desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Sebrae-MT. Por meio dessa parceria foi realizado o levantamento técnico dos Agentes Produtivos e da Cadeia Produtiva de Gemas e Jóias (Cuiabá e Várzea Grande) 2004/2005; a apresentação do Caderno de Tendências do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos nas edições 2005, 2006 e 2007; apoio na constituição da Ajomat; desenvolvimento da 1ª Coleção de Jóias de Mato Grosso (Trans Pantanal); além de realização de cursos, palestras, consultorias, exposições de jóias premiadas e missões técnicas.

Na primeira edição do Catálogo além do diamante são apresentadas dez gemas encontradas em Mato Grosso, entre elas: granadas, zircão, diopsídio, quartzo, ametista, cristal de rocha, quartzo enfumaçado, quartzo róseo, turmalinas e ágatas. "O Catálogo Gemas de Mato Grosso mostra que nosso Estado além de possuir uma das maiores reservas de diamante do país, tem demonstrado através dos levantamentos geológicos executados, um grande potencial para a produção de pedras coradas", ressalta Furlan.

A publicação será distribuída para as empresas que são associadas à Ajomat, para as prefeituras, e entidades relacionadas com o setor. Os interessados em obter um exemplar do Catálogo deverão entrar em contato com a Sicme por meio do e-mail: josemaracampelo@sicme.mt.gov.br .





Fonte: Assessoria/Sicme

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256152/visualizar/