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Cidades/Geral
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 05:54

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Um convênio entre Governo de Mato Grosso, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet/MT) permitiu o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) e pelo trade para conquistar mercados internacionais. O convênio possibilitará a realização de um workshop para cem pessoas em Amsterdã (Holanda), no próximo dia sete e outro para o mesmo número de operadores em Santiago, no Chile, no dia 11. O objetivo destes eventos é distribuir material institucional para os operadores de cada um destes países e mostrar os produtos de Mato Grosso.

Além dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, cinco palestrantes, que também são empresários do trade turístico de Mato Grosso, falarão sobre os produtos e serviços oferecidos nas cinco regiões do Estado. “Trabalhamos com planejamento e metas. Se não fosse este convênio, não teríamos condições de conquistar os mercados que o trade considera importante para Mato Grosso. Com estes dois eventos internacionais alcançaremos nossa meta. Os resultados estão previstos para médio e longo prazo”, explica a secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis.

O empresário André Thuronyi, um dos palestrantes, e irá para o evento em Santiago (Chile), ressalta que a crise estabelecida no setor não permitiria a divulgação dos produtos em feiras ou em outros eventos internacionais. “A parceria com o Governo do Estado através da Sedtur, além de possibilitar a nossa participação também nos dá credibilidade. A presença do Governo deixa os profissionais dos outros países mais seguros para em venderem nossos produtos”.

O operador e palestrante Munir Ricardo Mali Nasr, que participará do workshop em Amsterdã, acrescenta que Mato Grosso tem destinos diferentes como o Pantanal, Cerrado e Amazônia que são mais difíceis de serem vendidos. “Por isso precisamos de parcerias. Esta é a primeira vez que vejo o Governo do Estado realizar um trabalho como este. Os mercados internacionais são muito importantes para o desenvolvimento do turismo e só conseguiremos conquistar este nicho se divulgarmos o que temos”.

Além de divulgar o Estado, outra ação importante na opinião do empresário e palestrante Vicente Campos, que participará do worshop em Santiago é a oportunidade dos operadores de outros países tirarem as dúvidas sobre os destinos, produtos e serviços oferecidos em Mato Grosso. “Com a crise que se abateu em nosso Estado que é movido pelo agronegócio seria difícil participar dos eventos internacionais. As pessoas que estão indo têm a responsabilidade de fazer um bom trabalho para garantir os resultados que virão a médio e longo prazo”.





Fonte: Assessoria/Sedtur/MT

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