Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 16:03

    Imprimir


O projeto Rota Pantanal Pacífico foi divulgado durante uma semana nas cidades de Santa Cruz e San Ignácio de Velasco, na Bolívia. O tema foi destaque no jornal de circulação nacional Estrela Del Oriente e no programa A Noticías, exibido em toda Bolívia através da Rede Cadena A. “Pelo fato da Bolívia ser considerada o coração da Rota, o projeto encantou os bolivianos e mereceu destaque na imprensa do país”, declarou a presidente do Instituto Pantanal Pacífico – IPP, Val Carvalho.

Durante a entrevista, que durou cerca de 20 minutos, Val falou sobre o projeto e destacou o interesse de outros países da América Latina em participar da Rota como países convidados. “A Argentina, que oficializou sua participação na rota através dos departamentos de Salta e Jujuy, considera o projeto a melhor e talvez a única ferramenta capaz de consolidar a integração entre os países sul-americanos”, afirmou.

Os empresários do trade turístico e a Organização e Gestão do Destino Turístico de Santa Cruz também tiveram a oportunidade de conhecer a Rota durante uma reunião em Santa Cruz. O projeto chamou a atenção da Câmara de Indústria e Comércio da cidade que não despertou a possibilidade de firmar futuras parcerias através da Rota Pantanal Pacífico. Segundo o coordenador do Programa de Turismo da Cooperação Espanha/Bolívia, Vicente Moles Moles, “o projeto é fantástico e deve ser apresentado ao ministro do Turismo da Bolívia”. A consultora em turismo da Agência Tajibos sugeriu a realização de um fantoor entre Mato Grosso e Santa Cruz. Segundo ela, apesar da proximidade, a maioria das pessoas não conhece.

O diretor do Departamento de Turismo de Santa Cruz, Gustavo Alvarez, solicitou ao IPP um projeto boliviano de participação na Rota. A intenção do departamento é incluir a parte boliviana na Zona de Integração do Oeste Sul-americano, que envolve o Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Uma notícia que vai favorecer os turistas da Rota é a garantia por parte do gerente nacional do Transporte Aéreo Militar da Bolívia – TAM, Ñuflo Lijerón Parada, da manutenção de vôos semanais regulares de San Ignácio para Santa Cruz. “Atualmente os vôos não são regulares e fazem com que, muitas vezes, os turistas deixem de passar por essas cidades ou façam o percurso de carro ou ônibus. A manutenção dos vôos vai otimizar o tempo dos visitantes, que ao invés de passar horas dentro de um carro, poderão conhecer as belezas sem igual da Bolívia”, explicou Val.

O projeto Rota Pantanal Pacífico conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, da Associação Mato-grossense dos Municípios com Potencial Turístico – AMPTUR, do Governo do Estado e ministério do Turismo.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256440/visualizar/