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Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 19:56

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O consumidor final quer cada vez mais qualidade dos produtos. Na cadeia produtiva agropecuária, a profissionalização marca presença. E o produtor quer assistência técnica, não apenas insumos. Mais do que fabricar produtos, a indústria veterinária deverá agregar valor ao negócio agropecuário por meio da transmissão de conhecimento, educação continuada e suporte técnico aos produtores. Esses são os principais rumos da agropecuária brasileira, segundo levantamento encomendado pela Divisão de Saúde Animal da Pfizer para identificar as tendências dos próximos anos.

– A profissionalização garantirá a permanência do produtor no mercado – comenta Jorge Espanha, diretor da Divisão de Saúde Animal da Pfizer.

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Kleffmann, com influenciadores dos principais setores da cadeia produtiva de gado de corte e leite. Entre eles estão representantes de classe, políticos, pecuaristas, pesquisadores, nutricionistas, veterinários, distribuidores, proprietários de empresas de laticínios, de frigoríficos e de grandes redes de supermercados.

A metodologia foi qualitativa por meio de entrevistas pessoais em profundidade. Entre os assuntos abordados estão produção, exportação, melhoramento genético, indústria veterinária, assistência técnica, pesquisa, comercialização, distribuição, consumidor e aspectos políticos.

Os dados apurados apontam grande destaque para a exigência de padronização da produção e busca da qualidade. Segundo a Pfizer, isso significa, de forma unânime na opinião dos entrevistados, que o comércio informal tende a se reduzir de forma significativa. A implementação do marketing institucional no que se refere ao leite irá fomentar o consumo, melhorando sua qualidade e de seus derivados para posicionar o produtor como exportador.

Entre outras revelações do levantamento, um consenso: as exigências de registros dos produtos já são bastante rígidas e a fiscalização tende a aumentar. Há crescente consciência dos produtores sobre a importância de equacionar a sanidade do rebanho para vender ao mercado interno e externo, ambos cada vez mais exigentes. De acordo com o levantamento, a preocupação com as doenças que atingem o gado levará ao uso mais estratégico dos medicamentos.





Fonte: Agrol

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