Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 22:29

    Imprimir


Carpinteiro de formas, pedreiro e armador de ferros. Cerca de 80 trabalhadores do município de Juscimeira tiveram a oportunidade de participar de cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e deverão ser contratados pela empresa Odebrecht.

“Na realidade nós estamos com 300 vagas abertas para construção pesada, mas precisamos de mão-de-obra qualificada, por isso procuramos a Setecs e o Sine”, explicou o gerente administrativo e financeiro da empresa Odebrecht em Juscimeira, Maurício Mendes Augusto.

Foram disponibilizados os cursos de carpinteiro de formas, pedreiro e armador de ferros, com duração média de 120 horas. Eles fazem parte do projeto “Desenvolvendo com cidadania”, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Senai.

O gerente da Odebrecht disse ainda que quando surgem quaisquer vagas na empresa, a primeira providência é procurar o Sine. “Essa intermediação de mão-de-obra que eles fazem é muito boa e economiza tempo, trabalho e dinheiro para as empresas. Os candidatos já são encaminhados apenas se se encaixarem nos pré-requisitos solicitados por nós e com a documentação certinha, prontos para serem contratados”, explicou Maurício, lembrando ainda que o serviço é gratuito.

Segundo o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Macário Perez, os cursos devem ser oferecidos de acordo com a necessidade da região para que haja um melhor aproveitamento das aulas. “O intuito da capacitação é recolocar os trabalhadores no mercado de trabalho para que eles possam garantir seu próprio sustento”, afirmou Macário.

Além desses trabalhadores, outros 5,1 mil também estão sendo qualificados pela Setecs para atuar nas mais diversas áreas.

A escolha dos cursos é feito por meio de um Plano de Trabalho, que determina qual curso será oferecido para qual cidade. Ele é elaborado de acordo com a demanda de cada região, apontada pelos Conselhos do Trabalho de cada município, que são formados por trabalhadores, empregadores e representantes do Governo.

No caso de Juscimeira, a empresa Odebrecht, fundada em 1944, solicitou mão-de-obra para a construção de uma pequena hidrelétrica que irá se chamar PCH – Zé Fernando.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257934/visualizar/