Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 15:11

    Imprimir


Para não ter perdas com a ferrugem asiática, produtores rurais devem manter monitoramento constante nas lavouras de soja. O clima que está ajudando o desenvolvimento das plantas, também é propicio para a proliferação da doença. "A recomendação é que os produtores mantenham monitoramento constante", diz o engenheiro agrônomo da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Luiz Cláudio Bochanoski Martinho.

Na safra passada a doença apareceu em algumas propriedades de forma intensiva e chegou a causar prejuízos em algumas lavouras na região de Campo Mourão. Martinho salienta que a maioria das plantas ainda estão novas, porém deve existir a preocupação por parte dos agricultores, pois o fungo está presente na região e basta o clima continuar favorecendo para que ele ataque as lavouras.

Na safra de inverno, cresceu a área de plantio com soja safrinha e a ferrugem asiática apareceu logo nos primeiros estágios das plantas. "O fungo está presente na região e deve haver um acompanhamento constante por parte dos agricultores para que não tenha perdas na produção", reitera Martinho.

Ele assinala que a recomendação é fazer duas aplicações de fungicidas. A primeira no inicio da floração/canivetinho e a segunda no enchimento de grãos - que seria entre 20 e 25 dias após a primeira-. "O agricultor não deve esperar a doença atacar a lavoura. A ferrugem asiática deve ser tratada de forma preventiva", diz Martinho.

Os primeiros casos de ferrugem asiática na safra 2006/07 foram identificados em Minas Gerais e Mato Grosso. A confirmação foi do técnicos ligados ao Consórcio Antiferrugem, uma iniciativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A doença foi localizada em lavouras nas cidades de Uberaba (MG), Rondonópolis, Sapezal, Primavera do Leste, Jaciara e Sorriso (MT).

Em Uberaba, a confirmação do foco foi feita pela Epamig e a lavoura comercial está no estádio vegetativo. Os focos de Mato Grosso, onde os produtores estão preparados para realizar cerca de três aplicações contra a ferrugem durante a safra, estão próximos ou já na fase de florescimento. "Segundo relatos de técnicos de Mato Grosso, as chuvas estão acima do normal para a época e as temperaturas mais amenas, por isso, é necessário redobrar a atenção no monitoramento das lavouras", destaca Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja.

Prejuízos - O Brasil perdeu US$ 7,7 bilhões com a ocorrência da ferrugem asiática na soja em cinco safras - valor calculado a partir das quebras de produção e do aumento dos custos para combater a doença - , o equivalente à receita com a exportação do produto no acumulado de nove meses em 2006.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258007/visualizar/