Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 16:25

    Imprimir


A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), anunciou que auxiliará a comissão parlamentar estadual no sentido de intermediar as discussões entre a população do distrito de Jarudore (Poxoréu) e os índios Bororos. O objetivo é apontar uma solução para os Governos estadual, Federal e o município de Poxoréu, sobre a polêmica que voltou à região relacionada à posse da área, atualmente ocupada por produtores rurais e um vasto comércio.

De acordo com o economista e consultor da Famato, Amado de Oliveira Filho, a situação voltou à tona devido a uma série de erros cometidos pelos Governos Estadual e Federal, que permitiram a ocupação do distrito de pouco mais de quatro mil hectares. Amado não poupou índios e a própria população, os incluindo na seqüência de falhas cometidas durante a titularização irregular da área.

O economista lembrou que em 1982 o Estado conseguiu uma área para os Bororos, porém, inferior ao tamanho reivindicado pelos indígenas, adiando a solução do problema que voltou a ser discutido pela sociedade e índios da região. “A situação é graças a erros do passado cometidos por Governos e o município, que fizeram investimentos e deixaram ocorrer à ocupação da área”, disse Amado.

Segundo dados, no distrito estão instalados as maiores indústrias da bacia leiteira e o sexto maior rebanho do Estado de Mato Grosso, além de outras atividades comerciais, que juntas, contribuem com 20% na arrecadação do ICMS de Poxoréu. “A Famato reconhece a legitimidade da sociedade e dos indígenas”, afirmou Amado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259067/visualizar/