Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 11 de Março de 2013 às 07:31
Por: Karoline Kuhn/Edit

    Imprimir


A produção de algodão em Mato Grosso deve ter redução de 26,9% na safra atual e atingir aproximadamente 2 milhões de toneladas da cultura em caroço, segundo o mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A queda está atrelada à área destinada para a cultura, estimada em 573 mil hectares. Na passada, a área era de 725,7 mil ha.


 
O decréscimo segue cenário nacional, cuja estimativa é atingir aproximadamente 3,6 milhões de toneladas do algodão em caroço, 25,5% a menos que o contabilizado na saafra anterior. A área destinada a cultura caiu 30,6% quando feito o comparativo entre os períodos, atingindo 967,7 mil hectares.


 
De acordo com a companhia, a retração nos preços do algodão em pluma, tanto no país quanto no exterior, os elevados custos de produção e os excelentes níveis de preços alcançados pela e soja e milho são fatores que ajudam a esclarecer a opção dos produtores em reduzir a área plantada.


 
Mesmo com a diminuição, Mato Grosso mantém o posto de líder nacional. No quesito algodão em pluma, a produção está estimada em 765,2 mil toneladas ante pouco mais de um milhão alcançado na safra passada. Nacionalmente, a produção da pluma deve atingir 1,3 milhão (queda de 25,4% ante a anterior).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26046/visualizar/