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Cidades/Geral
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 15:55

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O canto e os rituais de dança marcaram o encerramento da 2ª Etapa Presencial do projeto Haiyô, Magistério Intercultural, realizado no pólo de Juina (a 737 km de Cuiabá). Os cursistas índios de 16 etnias apresentaram danças culturais, em algumas delas, eles expressaram as crenças dos povos indígenas.

Foram exaltados o espírito d’água, a menina moça, Deus, os animais da floresta e os rituais de cada etnia. A 2ª etapa se encerra com pontos positivos, principalmente, em se tratando de conteúdo e estrutura, com 100% de aproveitamento em todas as atividades e pesquisas científicas.

Foram três semana de aula, onde 104 professores índios realizaram trabalhos nas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências Sociais. “Estamos melhorando a cada dia. Analisamos nesta etapa o comprometimento tanto dos professores índios, durante os grupos de estudos, quanto das instituições envolvidas”, declarou um dos coordenadores do projeto, Aldecir Arara.

Para o representante do povo Rikbaktsa, Juarez Paime, da aldeia Curva Mim, no município de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá), existem alguns detalhes a serem ajustados, mas as Instituições seguem no caminho certo. “Hoje, diante da sociedade em que vivemos, precisamos de formação adequada para atuar dentro da sala de aula com as crianças e ser porta voz conforme a necessidade de cada etnia”, explicou.

Durante a solenidade, a técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Zenir da Costa destacou a parceria dos Municípios, das Instituições e dos profissionais para realizar esta etapa. “Esse projeto é grandioso e que desperta a curiosidade, não só de Mato Grosso, como do Brasil e da América-Latina. E é graças às parcerias e muito trabalho que ele obteve o sucesso esperado”, observou.

A Formação de Professores Indígenas para o Magistério Intercultural ocorre em mais oito etapas. Depois do pólo de Juina, as próximas serão realizadas nos municípios de Canarana e Campinapólis, no período de 06 a 29 de novembro. E no Alto, Médio e Baixo Xingu, de 01 a 24 do mesmo mês.

O projeto Haiyô visa a formação de 298 professores indígenas de 36 etnias, que lecionam em aldeias no Estado. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia





Fonte: Da Assessoria

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