Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 13:01

    Imprimir


Convênio firmado entre o Hospital Geral Universitário (HGU) e a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES/MT) credencia a Unidade de Genética Médica e Biologia Molecular para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em exames de alta complexidade para Hepatite C (HCV).

Estudo realizado pelo médico-referência da SES e professor doutor da UNIC e UFMT, Francisco José Dutra Souto, revelou que as hepatites virais, em suas formas mais comuns (B e C), ocorrem com maior freqüência no interior do Estado. Em Cuiabá, as notificações de casos variam de 0,6% para a hepatite tipo B, a 1% para a hepatite C. Já no interior do Estado esses percentuais sobem para 3,9 a 10,4% para o tipo B de hepatite e 2,4% para a hepatite tipo C.

Dados obtidos pelo Comitê Estadual de Hepatites indicam que as hepatites virais chegaram a gerar 1.976 notificações em Mato Grosso durante o ano de 2005, segundo números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Uma demonstração da complexidade da vigilância dessa doença é que 50% desse total de notificações ainda não tiveram o tipo de hepatite identificado.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool ou remédios. Somente as hepatites virais (tipo A, B, C, D e E) são transmitidas de uma pessoa para outra.

Os exames a serem oferecidos serão todos por técnicas de biologia molecular e incluem o HCV Quantitativo (detecção de carga viral), HCV Qualitativo e Genotipagem do HCV. Esta é uma metodologia moderna e que possibilita aos pacientes um diagnóstico mais preciso, sensível e definitivo, em um curto espaço de tempo.

A realização de exames de PCR de Hepatite C tornará o Estado de MT uma referência neste tipo de diagnóstico na região Centro-Oeste.

Conforme a professora Flávia Galindo Silvestre, esta é uma grande conquista para a população de Mato Grosso, que contando com a realização do exame de diagnóstico definitivo da doença, ganhará agilidade e precisão nos resultados, contribuindo para o tratamento imediato e a prevenção.

Mudança - A Unidade de Genética Médica e Biologia Molecular teve início no campus Beira Rio da UNIC em 2001, contando com sala própria e equipamentos adequados para realização de pesquisas e serviços, desenvolvendo e se consolidando na área de Genética Humana, através de atendimento ambulatorial com geneticista clínico e laboratorial, com a realização de exames de cariótipo de sangue periférico, medula óssea e cordão umbilical.

Atualmente, a Unidade foi transferida para o HGU, com o objetivo de melhor atender aos pacientes do hospital.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265208/visualizar/