Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Março de 2013 às 15:15
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


Mato Grosso está no 12º no Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros com melhores condições para investimento. É o que aponta um levantamento feito pela Unidade de Inteligência da Economist que compilou os dados de relatórios jurídicos, publicações acadêmicas e de governos e sites de autoridades, bem como de organizações que acompanham os governos. O resultado em cada quesito foi ponderado em uma fórmula matemática e convertido para uma escala de zero a 100 para cada unidade. Mato Grosso está acima da média nacional em diversos ativos e representa um ótimo potencial de investimento.

 
 
A pesquisa foi elaborada por Luis Felipe D´Avida, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública que aponta que o ponto alto do ranking é que Mato Grosso está entre os estados mais bem colocados graças ao ambiente político que melhorou muito. Ele lembra que nos últimos 12 anos, Mato Grosso foi comandado pelo PSDB, PR e agora PMDB e que a alternância de poder não diminuiu o ritmo de crescimento e tão pouco provocou paralisação de obras e rotatividade de mão de obra especializada.

 
 
Outro fator que foi fundamental para manter Mato Grosso com um índice acima da média nacional segundo D´Avila foi o fato de que a estabilidade permite parcerias entre a União e os estados, independentemente do partido dos governantes, em um avanço extraordinário. Essa saudável convivência pode ser vista em obras essenciais, como o VLT e as obras de mobilidade urbana que acontecem em Mato Grosso visando a Copa do Mundo de 2014. As obras é erguida com verbas dos governos federal (do PT), estadual (do PMDB) e municipal (antes do PTB e agora do PSB). 

 
 
“O sucesso de um país depende da força de suas instituições, e não do poder de seus governantes”, afirma d’Avila. “Nesse ponto o Brasil melhorou, enquanto o mundo piorou. A comparação com os vizinhos nos é muito favorável.” Claro sinal do sucesso são os 66 bilhões de dólares em investimento direto atraídos pelo Brasil em 2011, recorde histórico.

 
 
Um dos pontos que apresentou crescimento em Mato Grosso foi o de sustentabilidade. O estado na vice-liderança neste ranking, atrás do Pará. Projetos de preservação em áreas historicamente devastadas, como Lucas do Rio Verde foram decisivos para o bom desempenho de Mato Grosso. Outro ponto fundamental foi a aprovação do Código Florestal pelo Congresso Nacional: ele deu ao setor regras mais claras, facilitando assim a fiscalização e a atração de capital produtivo.

 
 
O relatório, que é atualizado anualmente, apresenta números interessantes. Dos 25 indicadores analisados pela Unidade de Intelegência da Economist, tem oito categorias para formar o ranking dos melhores locais para investir, Mato Grosso passou da média nacional. Foram nas seguintes áreas: Sustentabilidade, Ambiente político e ambiente econômico. 

 
 
Os resultados nestas oito categoria foram: Ambiente Politico 50, média nacional 43,6, classificação Bom; Ambiente Economico 50, media nacional 40,1 classificação bom; Regime Tributario 12,5 média nacional 23,1 classificação Ruim; Politicas para Investimento Estrangeiro 58,3 media nacional 58,8 classificação bom; Recursos Humanos 41,7 classificação Moderado; Infra Estrutura 12,5 média nacional 26,9 classificação Ruim; Inovação nota 30, media nacional 32,6 classificação Moderado e Sustentabilidade com a nota 87,5 a média nacional 68,8, classificação Muito bom.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26658/visualizar/