Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Março de 2013 às 17:28

    Imprimir


Por causa das interdições de alguns pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá, algumas pousadas da região estão decidindo fechas as portas diante da falta de clientes e movimento. Uma delas funciona há 11 anos e já decidiu suspender as atividades este ano porque houve queda no número de hóspedes e, consequentemente, não vem obtendo lucro.
 
 
O gerente do estabelecimento, José Maria da Guia, disse que o local não poderá continuar porque tem despesas que precisam ser pagas e, com o lucro, não dá para custeá-las. "Tem funcionários para pagar, tem outras despesas e não tem como se manter apenas com o movimento de dois meses em alta temporada, além do que não podemos trabalhar em cima de dívidas", afirmou.
 
 
A crise em alguns comércios que vivem do turismo é sentida há pelo menos cinco anos em Chapada dos Guimarães. De acordo com a agente de viagem, Rosilei Aparecida da Silva, as interdições em alguns pontos turísticos deu início à situação. "A cidade de pedra é um dos atrativos mais procurados por causa dos paredões e formações rochosas, onde já foram gravadas cenas de novelas, e infelizmente fechou", disse.
 
 
O Complexo da Salgadeira, antes um dos pontos mais movimentados da região, também está interditado. "A Salgadeira era muito procurada tanto pelos próprios moradores, quanto pelos turistas", afirmou a agente de viagem, que atua em Chapada. Ela disse que, antes, a agência chegava a negociar três pacotes de viagens por dia e hoje tem dificuldade fechar um. Segundo ela, a dificuldade se dá porque não tem como divulgar os pacotes.
 
 
Os turistas reclamam que há pouca divulgação sobre os pontos turísticos que estão abertos à visitação, como da cachoeira Véu de Noiva, um dos poucos que continua aberto. No entanto, o acesso é limitado desde um acidente ocorrido em 2008, onde uma pessoa morreu após a queda de rochas.
 
 
A chefe do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, Cíntia Brazão, explicou que está permitida a visitação ao circuito das cachoeiras, Rio Claro, morro de São Jerônimo e algumas trilhas, além da cachoeira Véu de Noiva. O único passeio que não precisa do acompanhamento de guia é o Véu de Noiva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26871/visualizar/