Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 07 de Dezembro de 2013 às 14:16
Por: Mariana Palma

    Imprimir


Arquivo pessoal/Luci Beatriz Monteiro Me
Depois de tomar um susto com a balança, a mineira Luci Beatriz Monteiro Mesquita, de 43 anos, decidiu que era o momento de começar uma grande mudança.


 
Em maio de 2012, preocupada com sua saúde, ela passou a fazer pequenas trocas na alimentação e a caminhar para sair dos 80 kg. “Minha família tem problema de coração, eu tenho pressão alta controlada por remédio, então precisava fazer alguma coisa”, lembra a florista, que mora em Belo Horizonte.


 
Luci sempre manteve o peso, inclusive durante a gravidez, mas depois que a filha nasceu, ela acabou engordando. “Ganhei só 9 kg na gestação e perdi 10 kg na maternidade. Mas há 6 anos eu venho ganhando peso”, conta. Decidida a sair dos 80 kg, a primeira mudança que a mineira fez foi abandonar o refrigerante, incentivada pelas dicas do endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar. “Eu não era de tomar muito, mas mesmo assim cortei totalmente”, diz.


 
Na alimentação, no entanto, o problema da florista não era a ausência de alimentos saudáveis, mas o excesso de outros mais calóricos, como os carboidratos. “Sempre comi muita verdura e legume, mas se tivesse arroz e macarrão, por exemplo, eu comia os dois”, conta. Para piorar, no horário que Luci costumava ficar sozinha em casa, entre 14h e 17h, ela tinha o hábito de atacar um pacote de biscoito ou um bolo inteiro. “Minha filha ficava na escola e eu sempre abusava”, lembra.


 
Além de cortar o refrigerante, Luci acrescentou alimentos integrais e adoçante no cardápio e começou a fazer caminhada leve.


 
“Comecei tudo muito devagar. Lembro que o Dr. Alfredo dizia que o prazer de não comer é maior do que o prazer de comer e toda vez que surgia uma tentação, como uma festa, por exemplo, pensava nisso para me controlar”, conta a mineira.


 
Com as pequenas mudanças, em cerca de 5 meses, ela já tinha perdido 9 kg e logo as pessoas começaram a perceber e comentar. “Não estava muito preocupada em me pesar e continuava me vendo gorda”, lembra. Em outubro de 2012, ela resolveu dar um passo à frente e procurou uma academia para intensificar a atividade física, o que acelerou ainda mais a perda de peso – em maio de 2013, a balança já apontava 18 kg a menos.


 
“Minha avaliação na academia foi muito ruim no começo. Mas tinha muita mulher da minha idade e uma ajudava a outra, o que foi muito bom”, lembra. A mineira pegou tanto gosto pelo exercício físico que, ao viajar no carnaval com a família, era a única a acordar cedo para correr na beira da praia. “Foi a primeira vez que eu curti tanto a praia”, brinca.


 
Outra mudança importante que Luci fez foi ocupar de outra forma o tempo que ficava sozinha em casa - ela trocou o pacote de bolacha pela academia.


 
Além disso, a florista começou a pensar nos alimentos de outra maneira. “Hoje eu como uma coisa pensando na substância que ela tem, se vai me fazer bem. Faço um suco de couve, por exemplo, com limão, maçã e gengibre, que não é o melhor do mundo, mas eu tomo porque sei que faz bem”, diz.


 
Atualmente com 58 kg, 22 kg a menos na balança, ela comemora os resultados normais de todos os exames e os efeitos da perda de peso no dia a dia. “Meu sono é excelente, meu cabelo cresceu muito, minhas unhas ficaram mais fortes e tenho mais disposição para tudo. Eu sempre fui animada, mas o peso me dava um pouco de cansaço”, lembra.


 
Luci conta que, por causa do emagrecimento, começou a se olhar de outra maneira e a se vestir como uma mulher mais nova. “Saí do manequim 46 para o 38. Sinto que ganhei 20 anos”, avalia. Agora a florista já se permite comer algo que tem vontade uma vez ou outra, mas diz que pretende continuar perdendo peso. “Era muito nova para viver uma vida daquele jeito. Quero viver muitos anos para ajudar minha filha”, conclui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2696/visualizar/