Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 08:50

    Imprimir


A elaboração de um projeto para fomentar as exportações do arroz gaúcho é uma das ações a médio e longo prazo que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentou à cadeia produtiva, ontem terça-feira (03). O projeto prevê o desenvolvimento de uma marca exclusiva para Estado, a participação de representantes do setor em feiras internacionais e a criação de um pólo de cooperação entre indústria e produtor.

Com essa medida, o Governo do Estado encaminha mais uma alternativa para melhorar a situação dos produtores. No ano passado o governador Germano Rigotto lançou a Campanha de Incentivo ao Consumo de Arroz e, nos últimos três anos, a produtividade da lavoura gaúcha aumentou em mais de mil quilos por hectare.

Os outros grupos temáticos que se reuniram trataram de tributação e políticas públicas, créditos para armazenagem e a realização de um estudo comparativo do custo de produção no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. A cadeia produtiva definiu, também, que vai informar os produtores sobre as linhas de crédito existentes nos órgãos de fomento. Na próxima safra esses valores devem chegar a 500 milhões de reais.

Para o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o projeto para aumentar as exportações vem ao encontro da recuperação do mercado. “Estas ações visam melhorar, exclusivamente, a renda do produtor”, lembrou. Silveira confirma a reação do setor e acredita que nos próximos dias o preço pago aos arrozeiros por saca deve melhorar consideravelmente. (fonte: Assessoria de Comunicação Irga)





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271179/visualizar/