Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 13:35
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Os vereadores da Câmara Municipal de Arenápolis, deram, inicio na sessão extraordinária realizada na segunda-feira passada (18), a aprovação do novo Regimento Interno da casa, responsável pelas normas de funcionamento do parlamento municipal.

Os parlamentares estão discutindo a aprovação de mudanças significativas no contexto político e que vai de encontro ao interesse da sociedade, como é o caso do fim do recesso de meio de ano, e o de inicio de legislatura. Os vereadores só irão ter férias no final do ano, em Dezembro. As datas das sessões também sofrerão mudanças, ao invés de 10 e 25 de cada mês, passarão a ser nos dias 03 e 18, mensalmente. Outra mudança é em relação à eleição da mesa diretora do legislativo, que dos atuais dois anos, passará a ser anual, já para a sucessão do atual presidente, Juca Dorilêo.

Os vereadores pretendem acabar também com o voto secreto, o que já posição unânime na casa. A única votação secreta que pretendem permitir os vereadores é a de eleição para a mesa diretora, todas as outras deixarão de existir.

O novo regimento interno continua sendo discutido pelo plenário, e necessita ser aprovado em dois turnos para ser promulgado pelo presidente da casa, o que deve ocorrer ainda no mês de outubro.

A gestão de Juca Dorilêo entra para a história do Legislativo Arenapolitano, como uma gestão moderna sobre vários pontos de vista, a modernização tecnológica, administrativa e política, várias foram às mudanças implementadas a partir da provocação do atual presidente.

Sobe a determinação do chefe do legislativo, novos computadores foram adquiridos, a sede foi reformada e ampliada, o plenário sofreu mudanças e uma administração austera garantiu a economia de recursos necessários a mudanças internas e externas.

Outro fato inédito da administração de Juca Dorilêo é a criação e aprovação do PCCS dos servidores do legislativo, que não existia. Agora se dá inicio a mudança do regimento interno, que é arcaico e impedia uma prestação legislativa antenada com os interesses do cidadão e até o final do ano, serão discutidas mudanças na Lei Orgânica do Município, que em alguns casos está fora da realidade atual e necessita de mudanças importantes.

Com isso, o presidente da casa, José Carlos Dorilêo, entra para a história legislativa, como o dirigente que modernizou o parlamento das mais variadas formas.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274907/visualizar/