Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 09:00
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Representantes de prefeituras e membros do Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) participaram na sexta-feira (15.09) de uma capacitação, ministrada por uma das coordenadoras do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A capacitação, realizada no auditório da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), foi a primeira depois da formação do Consad.

O objetivo principal do treinamento foi apresentar aos participantes como é elaborado um projeto a ser enviado ao Ministério, para que o Estado ou município receba recursos do Governo Federal.

“No Brasil inteiro, os Consads têm dificuldade de entender as burocracias necessárias na elaboração de um projeto. Essa capacitação explica o motivo de ser burocrático, que é principalmente para evitar que tais recursos sejam mal aplicados. Vale lembrar, que um projeto mal feito atrasa até um ano a liberação de verbas, já que são necessárias várias adequações”, destacou a coordenadora do Ministério, Daniella Prado.

A coordenadora acrescenta que Mato Grosso é uma das regiões do país com maior número de projetos do Consad aprovados. Em junho deste ano, municípios da Baixada Cuiabana foram contemplados com projetos nas áreas de segurança alimentar e desenvolvimento local. Recursos na ordem de R$ 360 mil serão repassados para os projetos Bacia Leiteira – aquisição de tanques resfriadores; Produção, Processamento e Comercialização da Mandioca e Abatedouro de Frangos Colonial, que beneficiarão as cidades que integram o consórcio: Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

“Após a liberação de recursos, iniciam os processos de licitação para compra de equipamentos, material de consumo e realização de capacitações”, explicou o assessor especial da Setecs, Ricardo Augusto Moreira

Municípios

Durante o treinamento, outra preocupação dos participantes foi em levantar problemas hoje existentes no consórcio e pensar em soluções. “Um dos nossos principais impasses é a falta de comprometimento por parte dos municípios, que deveriam contribuir financeiramente com o Consad, principalmente no que diz respeito ao transporte dos representantes às reuniões”, frisou o presidente do consórcio, Washington Mansur.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275203/visualizar/