Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 14:36
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Os preparativos e desafios para a próxima safra serão discutidos com produtores de Sorriso, amanhã, em uma reunião organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Sindicato Rural.

O presidente do sindicato, Nelson Picolli, disse, ao Só Notícias, que entre os assuntos que serão debatidos estão os leilões Pesoja (Prêmio de Equalização da Soja) e Pepro (Prêmio Equalizador ao Produtor). “Vamos analisar os problemas que o agricultor vem enfrentando e buscar soluções”, acrescentou.

O período do plantio está se aproximando, mas muitos agricultores ainda estão com dificuldades na comercialização da safra 2005/06. Segundo Picolli, o sistema de negociação pelo Pesoja e Pepro é muito burocrático e acaba dificultando a concretização da venda.

"Estamos nos mobilizando para que o Governo elimine a burocracia nos leilõe", declarou. Conforme o presidente, uma das cobranças é que os prêmios sejam voltados diretamente aos produtores. Hoje as negociações são com as empresas.

Sorriso, que é campeão nacional na produção de soja, colheu cerca de 1,98 milhão de toneladas de soja na safra 2005/06, em uma área produzida de 600 mil hectares. Este ano a previsão é de redução nas lavouras de até 15%.

A reunião será no palco 'B' do CTG, a partir das 15 horas.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276348/visualizar/