Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 17:27

    Imprimir


Pelo menos 13 kits de transmissão, compostos cada um deles por um microcomputador portátil e um telefone celular via satélite (além de um técnico em informática), serão utilizados na região do Araguaia para garantir a meta do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso de tentar concluir, no mesmo dia da votação, a totalização dos votos de todo o Estado. A região é um das que apresenta maior nível de dificuldades para o TRE/MT, especialmente com relação às distâncias existentes entre seções e as sedes das Zonas Eleitorais. Mato Grosso sempre concluiu as eleições no dia seguinte.

As dificuldades apresentadas nessa região serão um dos temas para debate na reunião que o TRE/MT realizará hoje, a partir de 14h (horário Brasília), na cidade de Barra do Garças, com oito juízes responsáveis pela eleição nos municípios da região do Araguaia - os dois juízes eleitorais de Barra do Garças e os juízes de São Felix do Araguaia, Nova Xavantina, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Canarana e Ribeirão Cascalheira. Estará ausente apenas o juiz de Vila Rica, que participou ontem de reunião na cidade de Rondonópolis.

O encontro será realizado no Araguaia Park Hotel e será presidido pelo corregedor regional e vice-presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador José Silvério Gomes. Também estarão presentes o juiz auxiliar da Presidência do TRE Márcio Guedes, o juiz da propaganda Gilberto Vilarindo, o diretor geral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, o secretário de Informática Franklânio Soares Maciel e o comandante da PM na região, coronel Antonio Benedito de Campos Filho. O encontro tem por objetivo debater os preparativos finais para a realização das eleições gerais de 1º de outubro.

TRANSMISSÃO - Nestas eleições o TRE/MT usará 47 kits de transmissão para enviar diretamente à central totalizadora montada em Cuiabá os resultados de 403 seções eleitorais localizadas em pontos muitos distantes, cujas informações sempre chegaram nos Cartórios Eleitorais cinco ou mais horas após a conclusão da votação. Em alguns casos, os disquetes das urnas eletrônicas somente chegavam nos pontos tradicionais de totalização (eleições municipais) ou transmissão (eleições gerais) no dia seguinte, pois dependiam de transporte aéreo. Os locais tradicionais de transmissão são os Cartórios ou ginásios escolhidos pelos juízes para recebimentos de disquetes, urnas eletrônicas e os demais materiais usados na votação.

"Os kits de transmissão serão instalados em locais que permitem tanto a transmissão dos resultados de uma ou quanto de diversas seções. Em alguns casos, como de aldeias indígenas, haverá transmissão de apenas uma seção; em outros casos, vamos transmitir os resultados de todas as seções de um município, como Santa Cruz de Xingu, que fica distante cerca de 500 quilômetros de Vila Rica, a sede da Zona Eleitoral e ponto tradicional de transmissão dos resultados para a Comissão Totalizadora de Votos, em Cuiabá", explicou o secretário de Informática do TRE/MT, Franklânio Soares Maciel.

Os kits de transmissão na região do Araguaia serão instalados nos municípios de Novo Santo Antonio, São Felix do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha (dois), São José do Xingu (dois), Novo São Joaquim, Campinápolis (dois) Cocalinho, Querência e Nova Serra Dourada. Serão atendidas 144 seções eleitorais.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278278/visualizar/